DestaquesNotícias

Conselho de Contabilidade realiza audiência para debater mudanças no curso de Ciências Contábeis2 minutos de leitura

Na próxima terça-feira (24), às 14h, o Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas (CRCAL) e a Academia Alagoana de Ciências Contábeis (ALACICON), promovem uma audiência virtual para debater as propostas de mudanças no curso de graduação em contabilidade. 

Chamado de Dia D da Educação Contábil, a audiência pretende reunir coordenadores de cursos, professores, estudantes e profissionais de contabilidade a fim de apresentar as propostas de alteração à Resolução CNE/CES nº 10/ 2004. 

A norma institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Ciências Contábeis, bacharelado, e guia as Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras. 

“A reformulação das Diretrizes Curriculares começou em 2021. A proposta do Conselho é adequar o curso à nova realidade do mercado, incluindo mais temas como tecnologia, sustentabilidade, ciência de dados, entre outros. É uma mobilização nacional e queremos o máximo de participação da comunidade contábil de Alagoas ”, explica a contadora Adriana Andrade Araújo, vice-presidente do CRCAL, presidente da ALACICON e integrante da Comissão Nacional de Educação Contábil do CFC. 

Vice-presidente Adriana Andrade Araújo falará sobre as propostas de mudanças para o Curso de Ciências Contábeis

A minuta com as propostas de alteração da base curricular da graduação em Ciências Contábeis está disponível para contribuições públicas até o próximo dia 31 de maio, pela plataforma Participa + Brasil, do Governo Federal.

Nesta terça, o evento do CRCAL vai apresentar as sugestões reunidas de forma colaborativa pelo Conselho Federal e as outras instituições envolvidas, e promover um debate sobre o tema.

O evento será iniciado com uma palestra, ministrada pela vice-presidente Adriana, seguida de uma discussão mediada pela contadora Rita Medeiros, Coordenadora da Comissão de Estudos Técnicos e Científicos do CRCAL, e da professora Vanessa Veiga, do Grupo de Trabalho de Ensino de Contabilidade da mesma comissão. 

Para participar do evento local, os interessados devem se inscrever clicando aqui. Após a inscrição, receberão por e-mail o link para participar da audiência pela plataforma Zoom.

Já a minuta aberta para comentários está disponível em https://www.gov.br/participamaisbrasil/proposta-de-resolucao-oriunda-do-conselho-federal-de-contabilidade.