Notícias

Conselho de Normas Internacionais de Contabilidade (Iasb) orienta aplicação da IFRS 91 minuto de leitura

Por Maristela Girotto
Comunicação CFC

Diante das incertezas que tomaram conta do ambiente econômico mundial, em decorrência da pandemia de Covid-19, o Conselho de Normas Internacionais de Contabilidade (Iasb, na sigla em inglês), divulgou, na sexta-feira (27/3), um documento em que orienta sobre a aplicação do IFRS 9 – Instrumentos Financeiros.

De acordo com o site do Iasb, o documento é preparado para fins educacionais e destaca os requisitos da Norma que são relevantes para as empresas, considerando como a pandemia afeta a contabilização de perdas de crédito esperadas. A publicação do documento destina-se a apoiar a aplicação consistente e robusta da IFRS 9, segundo o organismo responsável pela edição das normas IFRS.

O Iasb explica que essa IFRS foi desenvolvida em resposta a solicitações do G20 e de outros organismos, com a finalidade de fornecer mais informações prospectivas sobre perdas com empréstimos, do que a norma vigente anteriormente, e para fornecer informações transparentes e oportunas sobre mudanças no risco de crédito.

O documento reconhece que estimar a perda em instrumentos financeiros é desafiador nas circunstâncias atuais e destaca a importância de as empresas usarem todas as informações razoáveis e disponíveis – históricas, atuais e prospectivas na medida do possível – ao determinar se as perdas vitalícias devem ser reconhecidas em empréstimos e na mensuração de perda de crédito esperada.

Acesse o IFRS 9 e Covid-19 – contabilizando as perdas de crédito esperadas.