Skip to main content
search
Notícias

Conselho Diretor apresenta principais metas na abertura do Seminário

Por Maristela Girotto e Ingrid Castilho
Comunicação do CFC

O presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Zulmir Ivânio Breda, fez palestra na abertura do Seminário de Gestão, Planejamento Estratégico, Governança e Diretrizes Gerais do Sistema Contábil, nesta terça-feira (18), na sede do Instituto Serzedello Correa, em Brasília (DF). Após a fala do presidente (veja matéria aqui), os demais membros do Conselho Diretor do CFC – vice-presidentes e representante dos técnicos em contabilidade – fizeram apresentações sobre os projetos prioritários de suas áreas para este biênio.

O vice-presidente Técnico, Idésio da Silva Coelho Júnior, foi o primeiro a falar. “A nossa proposta é pensar e trabalhar a profissão inserida no contexto internacional, para garantir que sejamos cada vez mais relevantes em áreas importantes, como a tecnologia, e em temas fundamentais para o país, como as reformas tributária e administrativa, entre outras”, afirmou.

Idésio Coelho destacou também a participação do CFC na Federação Internacional de Contadores (Ifac) e o compromisso firmado com a instituição internacional – uma das mais respeitadas do mundo – para o desenvolvimento da profissão no Brasil e adoção das normas internacionais, a fim de que elas sejam aplicadas ao setor público, às empresas privadas e todas as demais. O processo de elaboração das Normas Brasileiras de Contabilidade (NBCs) e as demais atribuições da Vice-Presidência Técnica também foram abordadas pelo vice-presidente.

A vice-presidente de Registro, Lucélia Lecheta, apresentou os principais objetivos da área este ano. Ela citou a conclusão do novo sistema informatizado de Registro; a preparação de um projeto unificado para registro em âmbito nacional; o estudo da possibilidade da criação da figura do estagiário; e, entre outros pontos, um trabalho que está sendo realizado pela Vice-Presidência sobre os impactos da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) – que deverá entrar em vigor em agosto deste ano – na profissão contábil.

“Estamos focados em melhorar a porta de entrada dos profissionais no Sistema CFC/CRCs”, ressaltou Lucélia Lecheta, referindo-se aos projetos que visam à melhoria do registro em todos os Conselhos Regionais.

Os projetos aprovados para o exercício de 2020 da Vice-Presidência de Controle Interno foram resumidos pela vice-presidente Vitória Maria da Silva. “A nossa principal meta é a consolidação dos balanços dos CRCs”, disse ela, solicitando o envio das prestações de contas dos Regionais até o final deste mês.

De acordo com Vitória Maria da Silva, entre os projetos em desenvolvimento na Vice-Presidência, constam o de revisão da legislação aplicada ao Sistema CFC/CRCs, a realização e acompanhamento de auditorias no Conselhos Regionais e, entre outros, o assessoramento contábil aos Regionais.

Sergio Faraco, vice-presidente Administrativo do CFC, citou a Resolução nº 1.543/2018 – que aprova do Planejamento Estratégico do Sistema CFC/CRCs para 2018/2027 –, para falar sobre os projetos prioritários da área. Segundo ele, serão revisados procedimentos de compras e aquisições para maior eficiência e, entre outros pontos, está prevista a conclusão e execução do projeto de reforma do prédio do CFC.

O papel da Câmara de Desenvolvimento Operacional e a atuação da Vice-Presidência foram abordados pelo vice-presidente João Altair Caetano dos Santos. Ele falou sobre o projeto de apoio à cobrança; o gerenciamento e a aprovação das solicitações para concessões de auxílios pelos CRCs; as normas de cobrança e a resolução da anuidade; a coordenação do processo eleitoral e vários outros temas.

Da mesma forma, a vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina, Sandra Maria de Carvalho Campos, apresentou as principais atribuições da Vice-Presidência. Entre as principais metas citadas por ela, estão o julgamento de todos os processos em até 180 dias após a data de entrada no CFC; o treinamento de fiscais e conselheiros da área de Fiscalização dos CRCs; e a conclusão da atualização de quatro resoluções e dois manuais.

Joaquim de Alencar Bezerra Filho, vice-presidente de Política Institucional, apresentou os membros da Câmara de Assuntos Políticos Institucionais e as principais tarefas da área. “Está na nossa missão dialogar com os poderes constituídos – Executivo, Legislativo e Judiciário – e os seus diferentes órgãos e instâncias, para discutir os temas de interesse da classe”, afirmou. Segundo ele, atualmente há cerca de 600 projetos de lei no Congresso Nacional que afetam, direta ou indiretamente, a contabilidade.

O vice-presidente também citou os projetos vinculados à Vice-Presidência, como o Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC), Projeto Mulher Contabilista, CFC Jovem, Observatório Social do Brasil (OSB), Contabilidade Eleitoral e outros, incluindo-se, ainda, a representação em organismos internacionais, a exemplo da Associação Interamericana de Contabilidade (AIC).

Aécio Prado Dantas Júnior, vice-presidente de Desenvolvimento Profissional, ao falar sobre os principais trabalhos desenvolvidos pela área, citou a grande responsabilidade de atuar para a mudança do perfil dos profissionais, contribuindo para o aperfeiçoamento das habilidades e competências que o mercado atual exige.

Entre os vários projetos citados pelo vice-presidente, a ampliação do Programa de Educação Profissional Continuada está entre as prioridades. “Precisamos ajudar os profissionais a trabalhar com a análise de dados e com a tecnologia”, destacou Aécio Prado.

A representante dos técnicos em contabilidade no Conselho Diretor, Maria Perpétua dos Santos, também falou sobre o seu papel. “Os técnicos possuem essa cadeira no CFC e minha função é justamente representá-los, algo que eu faço com muito orgulho, para ajudar na tomada de decisões administrativas, financeiras e patrimoniais voltadas à classe. Esse espaço também permite que eu leve e expresse os nossos anseios”, finalizou.

A programação do Seminário de Gestão contará com workshops, palestras e reuniões das vice-presidências. O evento será encerrado nesta quarta-feira (19), com a solenidade de posse da nova diretoria do CFC.

Close Menu