Destaques

Conselho e Semec renovam parceria e retomam trabalhos da Sala do Contador em Maceió

Representantes do Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas (CRCAL), Sindicato dos Contabilistas (Sindcont) e da Secretaria Municipal de Economia de Maceió (Semec) retomaram nesta terça-feira (18) os trabalhos da Sala do Contador, um grupo técnico criado para intermediar demandas da classe contábil com a prefeitura. As três instituições debateram uma lista de pautas e reforçaram a parceria mútua para 2022.

“A Sala do contador é uma conquista para a classe contábil e também para a Prefeitura de Maceió. Os contadores são peças ativas para a arrecadação municipal. Quando a Semec recebe e encaminha as demandas, melhora o trabalho dos profissionais e traz mais eficiência para a máquina pública”, analisa o presidente do CRCAL, contador José Vieira.

O presidente explica que os membros da Sala do Contador se reúnem uma vez por mês para tratar de pautas do âmbito municipal. As demandas são trazidas pelos contadores registrados no CRCAL, com base nas dificuldades enfrentadas no dia-a-dia da atividade.

O acesso à plataforma GissOnline de emissão de notas fiscais (NFs), temas tributários, obrigações acessórias e rotinas diversas que envolvem o trabalho dos contadores estão entre as pautas.

Na primeira reunião do ano, o vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCAL, José Carlos Melo, acompanhou as principais demandas listadas pelos contadores. Uma delas foi sobre a importação de arquivos XML de notas fiscais.

Com a recente mudança do sistema da Semec, a plataforma restringiu o download do documento fiscal a uma unidade por vez, o que demanda mais tempo de trabalho pra contadores e empresas.

“Sobre este tema, a Semec nos disse que até o final de janeiro será possível baixar em lotes de 50 NFs por vez, o que já trará mais agilidade para os contadores. Outra pauta importante foi a possibilidade ampliar o acesso à informação por meio palestras, on line ou presenciais, com técnicos da secretaria. O que vai ajudar a esclarecer questões como alterações do Código Tributário, emissão de ISS e até mesmo sobre uso dos serviços digitais da prefeitura”, exemplificou José Carlos Melo.

Presidente José Vieira (à esquerda) e membros do conselho representaram o CRCAL na 1ª reunião de 2022 da Sala do Contador, na Semec

PARCERIAS

Na Sala do Contador, o CRCAL é representado pela conselheira Maria José Sobral, que faz parte do grupo de trabalho desde 2020, quando foi criado.

“É um trabalho sempre muito produtivo. Nós levamos as principais dificuldades e a Semec sempre nos atende de prontidão, resolvendo as demandas dentro do possível. Sejam relacionadas à pessoas físicas ou jurídicas”, diz a conselheira, também integrante do Conselho Tributário Municipal de Maceió.

O secretário-adjunto de Administração Tributária de Maceió, Alexandre de Albuquerque Lopes, recebeu o grupo e reafirmou a relevância da Sala do Contador. “Os contadores são muito importantes para o sistema de arrecadação da prefeitura e vamos manter as reuniões mensais e buscar sempre o entendimento sobre as questões trazidas.

Também participaram da reunião, o conselheiro do CRCAL Antônio Lamenha Junior, o presidente do Sindicato dos Contabilistas, Abinael Felix e Ricardo Antas, diretor interino de tributação da Semec.

Por Ascom CRCAL