Conselho Federal de Contabilidade oferece capacitação em contabilidade pública

Por 09/06/2015outubro 2nd, 2018Sem comentários

RP1 Comunicação

Evento ocorre em Maceió. Outras duas edições serão realizadas, em agosto e novembro, em Curitiba e no Rio de Janeiro

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC), em parceria com a Secretaria do Tesouro Nacional (STN), realiza, entre os dias 15 e 19 de junho, a II Semana Contábil e Fiscal de Estados e Municípios (Secofem), em Maceió (AL). O objetivo é aperfeiçoar e atualizar o conhecimento de profissionais da contabilidade que atuam no setor público, gestores municipais, estaduais e de tribunais de contas envolvidos em rotinas de contabilidade e responsabilidade fiscal.

Durante a semana do evento serão oferecidas 21 oficinas com diversos temas da contabilidade pública. Cada participante deve escolher os temas de acordo com seu interesse e atuação para compor sua grade. “Estas oficinas têm dois diferenciais importantes. O primeiro é que elas têm caráter muito prático, o participante vai aprender como fazer no dia a dia; e o segundo é a qualidade dos técnicos que farão a capacitação. São 19 técnicos da Secretaria do Tesouro Nacional altamente qualificados”, afirma a controladora-geral de Alagoas e presidente da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon), Maria Clara Cavalcante Bugarim.

A I Secofen ocorreu em março de 2015, em Brasília (DF), e reuniu cerca de 300 gestores. “A primeira edição teve o objetivo de sensibilizar os gestores para o tema, porque não basta contar com técnicos qualificados, o gestor precisa conhecer as regras para estar preparado para a responsabilidade que lhe é delegada”, ressalta Maria Clara.

Sobre a importância da contínua qualificação profissional, a controladora-geral destaca que, com as novas normas da contabilidade para o setor, é indispensável que o contador público esteja apto para colocá-las em prática. “No momento em que a sociedade clama por transparência e eficiência nos gastos públicos e as normas passam por tantas modificações, é indispensável que o gestor público conte com assessores qualificados”, afirma Maria Clara.

A II Semana Contábil e Fiscal de Estados e Municípios ocorre no Centro Universitário Tiradentes (Unit) e tem duração de 40h. As inscrições estão abertas, até o dia 10 de junho, e podem ser feitas pelo site www.secofem.org.br. O valor da inscrição é R$ 50.