Skip to main content
search
Notícias

Conselho Federal de Contabilidade realiza live para esclarecer dúvidas sobre a declaração do Imposto de Renda 

Por 25/05/2023maio 30th, 2023Sem comentários

Embora o prazo para envio termine na próxima semana, mais de 1 milhão de contribuintes que vão declarar pela 1ª vez ainda não submeteram o documento

Por Deividi Lira/ Agência Apex
Comunicação CFC

Encerra-se no dia 31 de maio o prazo para o contribuinte apresentar a declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física 2023. Até a manhã dessa segunda-feira (22), a Receita Federal recebeu mais de 27 milhões de declarações, e a expectativa é chegar a 39,5 milhões até o fim do prazo.

O preenchimento e a entrega podem ser feitos por meio do Programa Gerador da Declaração relativo ao exercício de 2023, que está disponível para download no site da Receita Federal; por meio do serviço online Meu Imposto de Renda, pelo Portal e-CAC ou pelo aplicativo para tablets e celulares.

Dos 3,8 milhões de declarações do Imposto de Renda de “primeira viagem” que a Receita Federal espera receber neste ano, apenas 2,2 milhões já enviaram o documento. Segundo o Fisco, faltam ainda pouco mais de 1,6 milhão de declarações a serem entregues. 

A fim de auxiliar contribuintes e profissionais de contabilidade nesta reta final, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC), por meio da Comissão Nacional do Imposto de Renda Pessoa Física, realizou nessa segunda-feira, em seu canal no YouTube, a live “Imposto de Renda: regras, principais dúvidas e dicas de preenchimento”. 

A transmissão foi conduzida pelo coordenador da comissão, Adriano Marrocos, que recebeu o convidado, José Carlos Fonseca, atual supervisor nacional do Programa do Imposto de Renda, além dos contadores e membros da Comissão Nacional do Imposto de Renda Pessoa Física do CFC, Cássio Garcia e Leonardo Mihsen.

Um dos assuntos mais preocupantes quando se trata da declaração do Imposto de Renda é a temida malha fina. Na live, José Carlos explicou que se engana quem acredita que só se cai na malha fina devido à divergência de valores e, na oportunidade, indicou qual o melhor meio para evitar esse tipo de problema.

“A malha sempre é um questionamento, e ela tem ganhado ainda mais importância com a declaração pré-preenchida. A malha leva em conta diversos critérios, como valores, localidade, idade, tipo de gasto, tipo de empresa, ou seja, são vários elementos. Por isso, é importante guardar todos os recibos, porque, uma vez notificado ou intimado devido a alguma divergência, o contribuinte tem como solicitar a retificação esclarecendo os erros”, explica.

O especialista comentou ainda os principais pontos que precisam entrar na declaração do Imposto de Renda, como por exemplo: gastos médicos, despesas com educação, ganhos, pensão alimentícia, contribuição previdenciária obrigatória, contribuição previdenciária complementar, gastos com aluguel e qualquer quantia que o contribuinte possua em moeda estrangeira.

live completa, com todas as informações necessárias para o contribuinte não errar na hora de enviar a declaração do Imposto de Renda, está disponível na íntegra no canal do CFC no YouTube. Basta clicar aqui.

Close Menu