Conselho Global de Ética propõe mudanças para promover o papel e as expectativas ao mindset

Mudanças fortalecem o Código Internacional de Ética

Por Ifac

O Conselho Internacional de Padrões de Ética para Contadores (International Ethics Standards Board of Accountants – Iesba, sigla em inglês) propôs, no dia 31 de julho, mudanças no Código de Ética Internacional para contadores profissionais (incluindo as Normas Internacionais de Independência) para promover o papel e mentalidade (mindset) esperada de todos os contadores. O Exposure Draft e as propostas de revisão propõem mudanças que reforçam ainda mais o Código.

As revisões propostas respondem às solicitações das partes interessadas para que o Iesba investigue se e como o Código poderia contribuir para fortalecer a aplicação dos conceitos subjacentes ao ceticismo profissional por parte de todos os contadores.

Entre outros assuntos, as propostas abordam:

• destacar o papel abrangente dos contadores na sociedade e a relação entre a conformidade com o Código e a responsabilidade do contador de agir no interesse público;
  • incluir melhorias na robustez dos princípios fundamentais de integridade, objetividade e comportamento profissional;
  • fortalecer ainda mais o Código, exigindo que os contadores tenham uma mente questionadora ao aplicar a estrutura conceitual; e
  • destacar a importância de estar ciente da tendência e ter a cultura organizacional correta.

As propostas foram elaboradas em coordenação com o Conselho Internacional de Normas de Auditoria e Asseguração (International Auditing and Assurance Standards Board – Iaasb, sigla em inglês) e com o Conselho Internacional de Normas de Educação Contábil (Accounting Education Standards Board – Iesba, sigla em inglês).

O Iesba realizará webinar no mês setembro de 2019 para fornecer uma visão geral das revisões propostas. Siga o Iesba no Twitter (@Ethics_Board) para atualizações sobre como se inscrever neste evento.

Como comentar

O Iesba convida todas as partes interessadas a comentar sobre o Exposure Draft, visitando o site do Conselho de Ética. Prazo para envio dos comentários: até 31 de outubro de 2019.

Sobre o Iesba

Iesba é um conselho independente emissor de normas para o interesse público. Elabora e emite normas de ética de elevado padrão e outros pronunciamentos para todos os contadores profissionais no mundo todo. Por meio de suas atividades, o Iesba desenvolve o Código de Ética para Contadores, o qual estabelece requisitos éticos. As estruturas e processos que apoiam o funcionamento do Iesba são facilitados pela Ifac.

Sobre a Ifac

Ifac é a organização internacional da contabilidade dedicada a servir o interesse público ao fortalecer a profissão, contribuindo para o desenvolvimento de fortes economias internacionais. Ela é composta por mais de 175 membros e associados, em mais de 130 países e jurisdições, representando quase três milhões de contadores na prática pública, educação, serviço público, indústria e comércio.

Para ter acesso ao Exposure Draft, clique aqui.