Skip to main content
search
Notícias

Conselho Internacional de Ética divulga relatório sobre impactos da tecnologia

Por Maristela Girotto
Comunicação CFC

As implicações éticas da tecnologia nas funções de contabilidade, asseguração e finanças estão em um relatório divulgado pelo International Ethics Standards Board for Accountants (Iesba) – o conselho da Federação Internacional de Contadores (Ifac, na sigla em inglês) que discute e elabora normas de ética para profissionais da área.

Conforme divulgação feita pela Ifac, no dia 27 de fevereiro, trata-se da primeira fase de publicação de um trabalho que está sendo feito pelo Iesba, buscando conhecer o ritmo e a magnitude das mudanças causadas por inovações tecnológicas disruptivas. Esta fase inicial da iniciativa foi liderada pelo Grupo de Trabalho de Tecnologia (TWG) do Iesba.

Entre as descobertas divulgadas, o TWG concluiu que, de forma geral, o Código Internacional de Ética para Contadores Profissionais, emitido pelo Iesba – no qual é inspirado o Código de Ética Profissional do Contador [saiba mais] editado pelo CFC –, fornece orientações de alto nível, que são baseadas em princípios para a maioria das questões de ética relacionadas à tecnologia, com as quais os contadores e empresas da área podem se deparar. No entanto, o relatório cita descobertas e estabelece recomendações, agrupadas em cinco áreas principais, em que o Código pode ser aprimorado.

“Nos últimos anos, o ritmo, o significado e a complexidade dos avanços tecnológicos, como o aprendizado de máquinas, deram origem a novas oportunidades e desafios para a profissão contábil”, disse Stavros Thomadakis, presidente do Iesba, acrescentando que a organização eficaz e a entrega de serviços já estão passando por grandes mudanças. “A profissão contábil global terá que reconhecer e enfrentar novos desafios éticos em um ambiente tecnológico em rápida mudança”, afirmou.

O relatório também cita outras recomendações para a próxima fase da iniciativa, incluindo que o Iesba realize coleta de informações adicionais com relação às implicações éticas de outros desenvolvimentos tecnológicos, como blockchain, segurança cibernética e Internet das Coisas.

Clique AQUI para obter mais informações.

Close Menu