Conselhos Regionais de Contabilidade realizam eleições em novembro

Por 16/10/2015outubro 2nd, 2018Sem comentários

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) está organizando a maior eleição do Sistema CFC/CRCs já realizada. Nos dias 17 e 18 de novembro, mais de 520 mil profissionais devem participar do processo que escolherá um terço dos integrantes dos plenários dos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs) de todos os Estados e do Distrito Federal.

As eleições dos CRCs ocorrem a cada dois anos para mandatos de quatro anos. Nesta oportunidade, será renovado um terço dos plenários, e em 2017, os outros dois terços. O voto é obrigatório para todos os profissionais da contabilidade e facultado aos maiores de 70 anos. Para votar é preciso estar em situação regular com o Conselho Regional de Contabilidade de sua jurisdição, quanto a débitos de qualquer natureza. Diferentemente do que ocorria em outros exercícios, quando o profissional podia regularizar sua situação financeira durante o processo eleitoral, este ano ele tem até o dia 6 de novembro para quitar débitos existentes.

Desde 2009 as eleições ocorrem por meio eletrônico. No dia 18 de agosto, a Comissão Eleitoral do CFC realizou treinamento com representantes de todos os CRCs para tirar as dúvidas sobre as normas eleitorais, apresentar o sistema e detalhar o calendário do pleito.

Todo o processo eleitoral ocorre em site específico, o www.eleicaocrc.com.br. No portal, consta espaço para a escolha da jurisdição – o profissional só poderá votar nas chapas do seu Estado –, local para esclarecer dúvidas, para trocar e obter nova senha, para acessar a legislação que regulamenta a eleição, para um calendário e para tirar dúvidas. No período de votação – das 8h do dia 17 de novembro às 18h do dia seguinte, sem interrupções, horário local estadual – estará disponível o campo destinado à votação.

Se estiver impedido legalmente ou enfermo, o profissional poderá justificar o voto em local específico para essa finalidade, que será disponibilizado no site após o encerramento da votação. A não participação ou falta de justificativa acarretam multa.

O site já está no ar e ficará disponível até 31 de dezembro.

Com objetivo de unificar as diversas informações sobre o processo eleitoral, a Comissão Eleitoral do CFC elaborou o Manual Eleitoral. Nele, profissionais, membros das Comissões Eleitorais dos CRCs e os próprios CRCs encontrarão a legislação e orientações sobre o processo. “Fizemos uma atualização de normas, informações e procedimentos que estavam segregadas em diversos documentos e lugares, e produzimos um material único, com o intuito de facilitar o acesso a todos os públicos envolvidos no pleito”, conta o vice-presidente Aécio Prado, idealizador do manual. O conteúdo ficará disponível no site da eleição.

Caso precise de mais esclarecimentos, o profissional contará com web chat, uma central telefônica e um e-mail. Esses canais ficarão disponíveis na página eletrônica, de 28 de outubro a 24 de novembro, em horário comercial. O e-mail poderá ser enviado em qualquer horário dentro desse período.

As eleições começam no dia 17 de novembro, às 8h, e terminam no dia 18 de novembro, às 18 h, horário local. Os resultados serão anunciados, simultaneamente, para todos os Estados e para o DF, logo após o término das eleições em todo o Brasil. “As eleições são um momento muito importante, em que os profissionais escolhem seus representantes, que determinarão os rumos da profissão no próximo período. Estamos trabalhando muito para que o processo eleitoral esteja à altura da importância que ele tem, e estou certo de que será um sucesso”, afirma Aécio.