Conta Mais: podcast do CFC esclarece dúvidas sobre o imposto de renda

Por Lorena Molter

Comunicação CFC/Apex

Para esclarecer as principais dúvidas dos contribuintes sobre como declarar o Imposto de Renda (IR), o Conta Mais, podcast do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), vai disponibilizar uma série, de quatro episódios, sobre o assunto.

O primeiro programa já está disponível na página do Conselho na internet e traz orientações do coordenador da Comissão do Imposto de Renda do CFC, contador Adriano Marrocos. Nesse episódio, o profissional fala dos impactos da pandemia da Covid-19 na prestação de contas ao leão e explica como fazer a declaração de pessoas já falecidas e de pensão alimentícia. Marrocos também esclarece como devem ser declarados o auxílio emergencial e o Benefício Emergencial (BEm).

Seguindo a programação do Conta Mais, na próxima quarta-feira (7), às 12h, vai ao ar o episódio em que o conselheiro do CFC e coordenador do Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC), Elias Dib Caddah Neto, vai falar sobre solidariedade. Isso porque nesse episódio o contador vai ensinar ao público como doar parte do IR para os fundos da criança e do adolescente e também do idoso.

Já na terceira semana da série de podcasts sobre o imposto de renda, no dia 14 de abril, a vice-presidente de Registro do CFC, Lucélia Lecheta, dá dicas de cuidados para que o cidadão não caia na chamada malha fina. A contadora ainda explica se é benéfico ao contribuinte parcelar o pagamento do IR, caso tenha imposto a pagar.

Para fechar as quatro edições, o contador Adriano Marrocos vai orientar o cidadão que caiu na malha fina e ainda os contribuintes que perderem o prazo para a entrega do IR. Esse programa vai ao ar no dia 21 de abril, às 12h.

Para ouvir podcast do CFC – Conta Mais, clique aqui.