DestaquesNotícias

Contabilidade Protegida pela LGPD: palestra gratuita orienta profissionais no CRCAL

Comunicação CRCAL
Fotos: Lara Tributino (estagiária sob supervisão da ASCOM)

Profissionais da contabilidade de Maceió e outros municípios alagoanos participaram, na manhã desta terça-feira (24), de uma palestra sobre a Lei Geral de Proteção de Dados, a LGPD.

O evento gratuito foi promovido pelo Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis, Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisa do Estado de Alagoas (Sescap/AL) e realizado no auditório do Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas (CRCAL), no bairro do Pinheiro.

Com o tema Contabilidade Protegida pela Realidade da LGPD, a palestra foi ministrada pelos consultores Hannah Rangel, Beatriz Caetano e Izaac Alencar. Os três são sócios em uma empresa especializada em privacidade e proteção de dados, com sede em Alagoas.

“Todos os profissionais e escritórios contábeis precisam estar atentos e adequar seus processos à LGPD. Nossa intenção ao promover a palestra foi ampliar o conhecimento sobre o tema entre os contadores”, comentou Antônio Ricardo Lins, Diretor Administrativo e Financeiro do Sescap/AL, também vice-presidente do CRCAL.

Representando o presidente José Vieira no evento, o vice-presidente de Controle Interno do CRCAL, Nícholas Nascimento, ressaltou o empenho do conselho em sensibilizar os profissionais sobre os alertas e oportunidades surgidas com a LGPD.

“A lei trouxe restrições importantes e também abre um novo nicho para contadores, que é o de orientar seus clientes sobre a proteção dos dados pessoais em cada negócio. Temos promovido palestras e ampliado o debate sobre o tema para que a classe contábil de Alagoas esteja preparada para atender à LGPD e também ampliar possibilidades de serviços”, disse o vice-presidente Nícholas.

Em 2022, o CRCAL promoveu uma série de palestras gratuitas sobre a LGPD, presenciais e on-line, em Maceió e também nas cidades de Porto Calvo, Santana do Ipanema e Delmiro Gouveia. A proteção de dados também foi abordada em um dos painéis do Encontro Estadual da Mulher Contabilista, realizado em novembro, na capital.

VEJA AS IMAGENS