Contadora é a mais votada para Câmara Municipal de Curitiba

Por Lorena Molter

Comunicação CFC/Apex

Da parte dos eleitores, há diferentes motivos para a escolha de um candidato: história na política, formação, idoneidade e projetos. Do outro lado, estão as propostas dos políticos, a sua força de trabalho e todo o conhecimento que podem pôr em prática durante a candidatura.

A conselheira efetiva do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), Indiara Barbosa Custódio, vereadora eleita com maior número de votos para a Câmara Municipal de Curitiba, traz em sua bagagem conhecimentos que podem ser um diferencial em suas atividades voltadas para a capital paranaense.

Formada em Ciências Contábeis e em Administração, Custódio explica como esses conhecimentos contribuem para as funções que vai desempenhar na Câmara. “Como uma das principais funções do vereador é a fiscalização contábil, financeira e orçamentária do Executivo municipal, meus conhecimentos de contabilidade, finanças e auditoria contábil, oriundos da minha formação e experiência de 13 anos em uma big four de auditoria [grupo formado pelas quatro maiores empresas do ramo], serão muito importantes para fazer essa fiscalização de forma efetiva. Os conhecimentos de controles internos e compliance [conformidade com normas e leis] também serão importantes para o mandato e para incentivar a Prefeitura de Curitiba, que é a minha cidade, a ter controles e um sistema de compliance mais efetivos”, esclarece. “O conhecimento da burocracia enfrentada pelos empreendedores e das dificuldades para se pagar impostos também serão importantes para trabalhar para a redução da burocracia e defesa da simplificação tributária”, completa.

A essencialidade do profissional da contabilidade é percebida não apenas na política, como em todos os setores da economia. Durante a pandemia do novo coronavírus, os contadores prestam assessoramento aos clientes e têm interpretado e aplicado as normas publicadas pelo Governo federal.

Indiara Custódio fala sobre como os contadores podem contribuir para o desenvolvimento sustentável do país. “O contador possui uma função muito relevante para o desenvolvimento do país, tanto na iniciativa privada quanto no setor público. Seja atuando na área financeira e de contabilidade das empresas, seja na auditoria contábil, como eu fiz até agora, seja trabalhando em escritórios ao lado dos empreendedores ou na contabilidade pública e do terceiro setor. Em todas essas funções, é possível resolver problemas importantes para o país e contribuir para a simplificação e a desburocratização para que as pessoas consigam trabalhar e empreender com maior facilidade. Trabalhar de forma correta e ética, também contribui para reduzir a corrupção, tão frequente no nosso país, tanto na esfera privada quanto na pública”, afirma.

Indiara Barbosa Custódio foi a mais votada para a Câmara Municipal de Curitiba

A conquista de Indiara Custódio vai muito além da vitória das urnas. Isso porque, de acordo com estatísticas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as mulheres são apenas 16% dos candidatos eleitos para as câmaras municipais. Ainda segundo o TSE, foram eleitas 9.196 vereadoras contra 48.265 vereadores nas eleições 2020. A contadora representa, assim, a luta feminina por seu espaço na política. Custódio destaca a importância de as mulheres estarem, cada vez mais, ocupando cargos de liderança. “Acredito que é importante que as mulheres aumentem a participação em cargos de liderança, seja nas empresas, seja no setor público e na política, e, para isso, é fundamental que elas tenham condições de igualdade para competir com os homens. Durante minha trajetória, me envolvi com este tema, participo de grupos de mulheres que discutem isso, como o MEX, Mulheres Executivas, e também participei na empresa, de um grupo que pensava as políticas em relação a gênero. Acredito na educação, principalmente na educação básica para melhorar as condições das mulheres, pois hoje muitas mães não têm acesso a creches e, na pandemia, muitas mulheres tiveram que abandonar seus empregos para cuidar dos filhos em casa”, ressalta.

Com larga experiência profissional, conhecendo a realidade econômica brasileira e tendo como base os conhecimentos em: administração, contabilidade e auditoria contábil, a nova vereadora pontua quais serão os focos de sua gestão. “Meus quatro principais focos serão: fiscalização, empreendedorismo, educação básica e inovação. Fiscalização, pois é a principal função do vereador, tem relação com minha profissão e, através dela, combatem-se os principais problemas que temos no Brasil: corrupção, má gestão e inchaço da máquina pública. Empreendedorismo, pois acredito que quem gera riqueza e emprego no país é quem se arrisca e empreende. E hoje o Brasil está entre os países em que o empreendedor enfrenta maiores dificuldades e uma das maiores cargas tributárias. Educação básica, pois é a única forma de melhorarmos o país de forma efetiva e está na competência municipal. Inovação significa fazer um mandato mais moderno, com práticas da iniciativa privada no mandato, melhor gestão, mais transparência e critérios técnicos para distribuição de emendas”.