Notícias

Covid-19: Conselho emissor de normas internacionais do setor público orienta sobre impactos nos relatórios contábeis

Por Maristela Girotto
Comunicação CFC

Governos de todo o mundo estão implementando novas medidas para mitigar as consequências da pandemia de Covid-19 sobre os seus cidadãos e, diante das implicações que essas ações poderão provocar nos relatórios contábeis atuais e de longo prazo, o International Public Sector Accounting Standards Board (Ipsasb) organizou um guia com as principais diretrizes disponíveis (acesse AQUI).

“Nosso objetivo é ajudar as partes interessadas a entender e relatar a substância econômica e financeira das intervenções relacionadas à pandemia de Covid-19 que estão sendo feitas pelos governos do mundo”, afirma Ian Carruthers, presidente do Ipsasb. Apoiado pela Federação Internacional de Contadores (Ifac, na sigla em inglês), o Ipsasb é um conselho independente que elabora normas contábeis aplicadas ao setor público.

Para Carruthers, “a natureza e a escala incomparáveis das medidas fiscais adotadas pelos governos em resposta à pandemia de Covid-19 reforçam a necessidade de uma forte Gestão Financeira Pública (Public Financial Management – PFM) para maximizar sua eficácia imediata”.

Ainda segundo o presidente do Ipsasb, um dos legados da pandemia, depois de superado esse período crítico, será, sem dúvida, os impactos financeiros de longo prazo decorrentes das intervenções dos governos do mundo todo.

“Uma forte responsabilização pública pelos recursos utilizados no combate à pandemia, por meio de relatórios financeiros de alta qualidade, também será essencial para tornar totalmente transparente o impacto nas finanças do setor público”, defende Carruthers.

Além de organizar o guia Covid-19: Relevant Ipsasb Accounting Guidance, o Ipsasb desenvolveu uma página na internet com os principais recursos disponíveis: acesse AQUI.