CPC realiza reunião e faz homenagem a Alfried Plöger

Por Maristela Girotto
Comunicação CFC

O Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) realizou, na manhã desta sexta-feira (8), a sua 161ª reunião ordinária. Antes de entrar nos itens da pauta, a reunião contou com um momento especial em homenagem ao seu ex-coordenador de Relações Institucionais, Alfried Plöger, que morreu no dia 12 de abril deste ano, aos 81 anos, após 15 anos de serviços prestados ao CPC, como representante da Associação Brasileira das Companhias Abertas (Abrasca).

Homenagem

O professor Eliseu Martins, membro do CPC, falou sobre a amizade que mantinha com Plöger e emocionou-se ao lembrar de histórias que compartilharam, as quais foram além dos debates sobre contabilidade, chegando inclusive ao futebol – Martins é corintiano e Plöger era palmeirense.

Para o vice-presidente Técnico do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e coordenador de Operações do CPC, Idésio Coelho, Plöger era uma pessoa muito educada e que trazia sempre um contrapeso às discussões, durante o processo de convergência das normas contábeis, focando na importância da objetividade na elaboração das normas. “A visão holística de Plöger é um grande legado que ele nos deixou”, disse Idésio Coelho.

Alfried Plöger (terceiro da esq. para a dir.) durante reunião do CPC realizada no início de março de 2020

Outros membros do Comitê de Pronunciamentos Contábeis também se pronunciaram sobre aspectos pessoais e profissionais, como o aprendizado que tiveram durante a convivência com Plöger.

A homenagem ao seu ex-coordenador de Relações Institucionais foi registrada na ata da reunião e será entregue, pelo CPC, à família de Plöger e à Abrasca, juntamente com o texto publicado nos sites do Comitê (www.cpc.org.br/CPC/) e da Fundação de Apoio ao CPC (www.facpc.org.br/FACPC/) – clique para ler: Alfried Ploger_Homenagem_Póstuma

Por indicação da Abrasca, o novo coordenador de Relações Institucionais do CPC será Carl Douglas.

Pauta

Entre os temas principais da pauta da reunião do CPC constaram duas apresentações, feitas por membros de grupos técnicos constituídos pelo CFC: Eliseu Martins comentou sobre a elaboração da minuta da Norma Brasileira de Contabilidade Técnica Geral XX – Entidade em Processo de Liquidação; e Vania Borgerth apresentou os pontos principais da minuta de NBC sobre Relato Integrado.

Além disso, Silvio Takahashi falou sobre as atualizações do Grupo de Trabalho GT-IASB: Exposure Draft (ED) 2019/7 – General presentation and disclosures; Request for InformationIFRS for SME; ED 2020/1 – Interest rate benchmark reform part 2; e ED 2020/2 – IFRS 16 – Leases.

Atualizações também apresentadas por representantes do CPC em organismos internacionais, como o Grupo Latinoamericano de Emisores de Normas de Información Financiera (Glenif) e o Accounting Standards Advisory Forum (Asaf), entre outros.