Skip to main content
search
Destaques

CRCAL celebra Dia do Profissional da Contabilidade com videoconferência

Liêda Amaral e Lorena Pinho apresentaram palestras com o tema “Descobrindo os Novos Caminhos da Contabilidade” 

Por Hannah Copertino 

Comunicação CRCAL 

Em comemoração ao Dia do Profissional da Contabilidade, o CRCAL realizou a videoconferência “Descobrindo os Novos Caminhos da Contabilidade”, que contou com as palestras das contadoras Liêda Amaral e Lorena Pinho e reuniu vários participantes, no sábado, 25 de abril.  

O presidente do CRCAL, José Vieira dos Santos, abriu a programação dando as boas vindas, agradecendo a presença de todos e parabenizando os profissionais contábeis. “Em nome do CRCAL, quero parabenizar a classe contábil não só por esta data tão representativa, mas, principalmente, pela relevante contribuição dos nossos profissionais com a sociedade. Em tempos de bonança e de crise, o contador possui papel fundamental na sociedade, atuando em prol do crescimento econômico e, consequentemente, do desenvolvimento social. Vivemos tempos difíceis com a pandemia do coronavírus, e, mais do que nunca, o profissional da contabilidade está em evidência. O contador é o médico das empresas, está trabalhando diariamente em busca de soluções para superar esta crise que assola não só o nosso país, como o mundo”, disse.  

A vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCAL, Maria José Sobral Tomaz, apresentou as palestrantes e também agradeceu a presença dos colegas. A primeira palestra foi da Lorena Pinho, entusiasta pela “Contabilidade com Significado” e pela liderança humanizada, Doutora em Administração, Mestre em Responsabilidade Social e Desenvolvimento Humano, Especialista em Contabilidade Gerencial, Professora da UFBA, Vice-presidente de Desenvolvimento Profissional e Institucional do CRCBA, que tem como propósito inspirar e desenvolver pessoas.  

Em sua apresentação, Lorena Pinho falou sobre diversos fatores que devem ser levados em consideração em torno das empresas contábeis e seus três pilares: colaboradores, clientes e empresários. Para ela, é preciso ter inteligência emocional para lidar com o momento, habilidade para acompanhar a velocidade das mudanças, criatividade, conhecimento, técnica e interdisciplinaridade para ter soluções rápidas.  

“A contabilidade digital é uma realidade. É necessário pensar estrategicamente, ter comunicação assertiva, habilidades comportamentais e liderança para engajar e motivar as pessoas, claro, prezando pela ética. É um momento para ter mais parceiros e menos concorrência. Precisamos fazer uma corrente do bem. O momento é difícil, mas vamos vencer”, pontuou.  

Em seguida, Liêda Amaral fez as suas observações. A palestrante é Contadora, Mestre em Engenharia da Produção, Doutora em Tecnologia e Sistemas de Informações (a convalidar), Especialista nas áreas de Custos, Direito Previdenciário, Administração de Sistemas de Informações e Direito Constitucional Previdenciário, Consultora em Compliance Trabalhista e Previdenciário. Atuou em Auditoria de Tributos Federais e Planejamento Tributário. É membro do Painel de Especialistas do Fundo Monetário, instrutora das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial, consultora do IEL, empreendedora na área de cursos e treinamentos empresariais, pesquisadora CNPQ, além de ter atuado em várias missões técnicas internacionais. 

Liêda Amaral deu dicas valiosas sobre ferramentas tecnológicas. Segundo ela, é preciso atentar para as inovações e tendências globais. Os profissionais da contabilidade devem investir em recursos e buscar entender um pouco do universo digital. O atual cenário exige boa conexão com a internet, equipamentos que atendam às necessidades para uma comunicação eficiente, ferramentas de reunião online, arquivos em nuvem, entre outros. 

“Teremos muitos novos modelos de negócios por consequência da mudança de hábitos devido ao isolamento social. Antes, uma grande empresa tinha um grande prédio. Hoje, ela precisa ter grandes talentos, capacidade de produção e de disseminação das informações. Além de ferramentas tecnológicas eficientes, o teletrabalho exige organização e planejamento. É necessário estabelecer metas, verificar a rotina, mapear os processos e entregar resultados”, afirmou.  

No evento online, os profissionais contábeis puderam tirar dúvidas sobre os assuntos e interagir com as palestrantes. Foi uma comemoração, na qual a busca maior era pelo conhecimento e network. Ao final, os profissionais avaliaram positivamente a realização da videoconferência.  

“Sou de Ananindeua/PA, e agradeço de todo o coração as palestrantes e ao CRCAL. Ótimas palestras, parabéns”, falou Ionara De Oliveira.  

Para os profissionais, foi uma rica oportunidade de aprender mais e compartilhar experiências. “Excelente! Obrigado a todos”, concluiu Rogério Paz. 

Close Menu