CRCAL debate temas importantes no X Encontro de Contabilidade do Agreste Alagoano, em Arapiraca

Por 18/05/2018outubro 2nd, 2018Sem comentários

No evento, foram divulgadas parcerias com o TCE-AL e como a BSSP para capacitar profissionais

O Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas, CRCAL, levou temas importantes para serem debatidos com a classe Contábil no X Encontro de Contabilidade do Agreste Alagoano que teve como tema “Contabilidade: Sua ascensão na Economia”, realizado nos dias 17 e 18, no Teatro Cenecista Thereza Auto Teófilo, em Arapiraca. Profissionais da Contabilidade, de outras áreas e estudantes participaram.

O evento contou com o apoio do Conselho Federal de Contabilidade, da Ascontal, Alacicon, Sescap e Sindcont, e com o patrocínio da Alterdata, IPOG, BSSP, Prosol e SCI.

Compuseram a mesa de honra o Presidente do CRCAL, Paulo Braga; o Controlador-Geral de Arapiraca, Fabrízio Almeida; representando o prefeito de Arapiraca, Rogério Teófilo; o Vice-Presidente Operacional e de Finanças do CRCAL, José Alberto Viana Gaia; o Vice-Presidente Técnico e de Desenvolvimento Profissional do CRCAL, José Vieira dos Santos; o Vice-Presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do CRCAL, Onofre Raimundo Medeiros Neto; Luis Reinaldo Pereira dos Santos, representando Presidente do Sindcont, Marcos Antônio da Silva; e o Presidente da Associação dos Contabilistas de Alagoas, Jordão Vieira Junior.

O evento foi aberto com o discurso do Presidente do CRCAL. Ele agradeceu a presença de todos, falou sobre a importância da profissão contábil e sobre o tema do evento. “Quando falamos em economia, estamos tratando de um tema que abrange toda a sociedade e os contadores são os grandes responsáveis pelos bons resultados porque, além de fazer contabilidade, somos os consultores e analistas da vida econômica das empresas públicas e privadas”, afirmou Paulo Braga.

Além dos Conselheiros que compuseram a mesa, estiveram presentes no evento os Conselheiros do CRCAL Abinael Felix da Silva, Anderson de Almeida Barros, Antonio Lamenha Peixoto Junior, Antonio Ricardo Guedes Lins, Cristina Carnaúba Tenório, Maria Jandira Eugênio dos Santos, Maria José Sobral Tomaz, Nereu Tenório da Silva, Radjalma Lucena Amorim Junior e Silvanio Carvalho Bezerra.

O ciclo de palestras começou com o administrador, coordenador de revendas da SCI, Gustavo Carioni com o tema “O Futuro da Contabilidade. O palestrante abordou as tendências da profissão, perspectivas de mudanças no cenário contábil, digitalização e consolidação da profissão, entre outros assuntos. Para encerrar a noite da quinta-feira (17), foi feita a recepção dos convidados.

Quem abriu a programação do X Encontro de Contabilidade do Agreste Alagoano, na manhã da sexta-feira (18), foi o Contador Cícero Torquato com a palestra “Recolhimento do ICMS e ISS Fora do Simples Nacional”. Quem coordenou a mesa foi o Conselheiro do CRCAL Lamenha Junior.

Antes da segunda palestra do dia, Anaxímenes Marques Fernandes, assessor jurídico da Escola de Contas do Tribunal de Contas do Estado de Alagoas, TCE-AL, anunciou ao público a parceria com o CRCAL para oferecer cursos, palestras, seminários e workshops aos Contadores. Ele falou também sobre a instrução Normativa 003/2016 que exige a realização de concurso público para Contador nos municípios alagoanos.  O TCE-AL e o CRAL vão fazer fiscalizações para o cumprimento da norma.

Lisângela Maria Rubik da Silva, Contadora Pública da Secretaria Municipal de Educação de Rio Largo, professora, e integrante da Comissão de Prerrogativas do CRCAL, deu continuidade ao evento com a palestra “Norma Brasileira de Contabilidade Técnica do Setor Público – Estrutura Conceitual: Um Panorama Geral de Acordo com a STN e Foco na Instrumentalização do Controle Social”. A mesa foi coordenada pelo Vice-Presidente Operacional e de Finanças do CRCAL, Alberto Gaia.

O Contador e Administrador de Empresas, Márcio Tonelli, iniciou a programação da tarde de sexta-feira (18) com a palestra ECD + ECF – Operações, Riscos e Atualizações para 2018. A Conselheira Maria José Sobral coordenou a mesa.

No intervalo, foram realizados sorteios dos patrocinadores do evento. Os sorteados receberam bolsa de estudos, livros, máquina de café e uma cesta de alimentos.

Logo após, o Presidente do CRCAL, Paulo Braga, e o Contador e professor da BSSP Centro Educacional, Filemon Oliveira, assinaram um termo de parceria para dar descontos aos profissionais da Contabilidade nos cursos oferecidos pela instituição.

Para encerrar, o Contador Filemon Oliveira ministrou a palestra e-Social e as Influências nas Rotinas Trabalhistas das Empresas.

“Para nós contadores de Arapiraca, o acesso a palestras é restrito. Então, é muito importante receber este evento na nossa cidade, que está sendo repleto de conhecimento”, disse a Contadora Sandra Fernandes.

“O evento foi muito bom. São informações que vão nos ajudar no trabalho. A gente tem que aproveitar ao máximo essa oportunidade única. Muitas vezes, temos que ir para Maceió para participar de palestras na área. Então, quando são realizados aqui, não podemos perder”, acrescentou a Contadora, Eulina Gomes

“O CRCAL vem fazendo a sua parte, promovendo diversos cursos, treinamentos, palestras e eventos como este bastante produtivo, em prol da qualificação dos profissionais, firmando parcerias, criando comissões internas de alta relevância para a respeitabilidade da classe contábil, como a comissão de prerrogativas e a comissão de estudos técnicos’, finalizou o presidente do CRCAL, Paulo Braga.