CRCAL finaliza calendário de Sessões Plenárias de 2019

Além da aprovação das pautas, apresentação de relatórios e informes, foi feita a retrospectiva da atual gestão

Por Hannah Copertino

Comunicação CRCAL

O Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas (CRCAL) realizou a última Plenária de 2019, nesta sexta-feira (13/12). Conduzida pelo Presidente Interino, José Alberto Viana Gaia, representando Paulo Braga, ausente por conta de um tratamento médico, a sessão, além da aprovação das pautas, apresentação de relatórios e informes, contou também com a retrospectiva da atual gestão, que encerra seu trabalho este ano.

Antes da pauta, os Conselheiros receberam a visita do Superintendente do Ministério do Trabalho, Victor Cavalcante de Oliveira Souza, convidado para apresentar a CTPS Digital. Na ocasião, ele explicou os detalhes desta ferramenta, que já está disponível para download gratuitamente com todas as informações dos trabalhadores, buscando facilitar a vida dos cidadãos e, ainda, reduzir os custos com impressões, colaborando também com o meio ambiente.

Os Conselheiros tiraram todas as dúvidas sobre o assunto e a ideia é que o CRCAL apoie a disseminação de informações sobre a CTPS digital levando a novidade para os RHs e por meio de eventos na capital e no interior. Segundo Victor Cavalcante, em Santa Catarina, houve uma redução de 90% na emissão de carteiras físicas. “A meta é que até a metade de 2020 ocorra uma diminuição significativa também em Alagoas”, disse o Superintendente. O Presidente Interino, Alberto Gaia, se comprometeu em dar o apoio necessário para que a classe contábil alagoana estimule a adesão à CTPS digital.

Em seguida, foram realizadas a Sessão do Tred, aprovação da ATA da Plenária de novembro e leitura das correspondências para chegar ao início da Plenária. Dentre as pautas da Sessão, estava o resumo da reunião de Presidentes do Sistema CFC/CRCs, ocorrida nos dias 4 e 5, na sede do CFC. Logo após, os Vice-Presidentes apresentaram um relatório do trabalho desenvolvido no mês de dezembro nas respectivas Câmaras, as quais estão à frente das atividades.

Na Plenária, foi apresentada uma retrospectiva da atual gestão, do Contador Paulo Sergio Braga da Rocha, cuja Presidência teve início em 2016 e finaliza agora em 2019. Entre os destaques da gestão, estiveram a entrega dos balancetes e prestações de conta dentro do prazo; reforma na sede e ampliação do estacionamento do Conselho; aquisição de novos equipamentos e veículos; realização de importantes e grandes eventos, a exemplo da IV Convenção Alagoana de Contabilidade, com o Prêmio CRCAL de Controle Social, estimulando a produção científica; apoio no lançamento do livro “A História da Contabilidade em Alagoas”, de Anderson Barros e Fabrícia Gonçalves; parceria com a FUCAPE na implantação do primeiro Mestrado em Ciências Contábeis no estado de Alagoas; representação no Colégio e Vogais da Juceal e no Conselho Tributário de Arapiraca; parcerias e convênios em prol da profissão contábil; entre muitas outras atividades.

Na retrospectiva, foi exibido um vídeo da Dra. Maria Clara Cavalcante Bugarim falando sobre o encerramento desta gestão. “Gostaria muito de estar presente nesta Plenária, mas por conta de uma virose não pude comparecer. Faço questão de mandar uma mensagem de reconhecimento ao lindo trabalho que foi desenvolvido por esta gestão, capitaneada pelo nosso Presidente Paulo Braga. Neste momento, me permitam falar como ex-presidente dessa casa, que conhece as dificuldades, sei que é preciso muita dedicação e motivação para          que as coisas deem certo. Como ex-presidente e, principalmente, como profissional, quero registrar a alegria de hoje termos um Conselho extremamente organizado, muito sério e é essa marca que a gestão Paulo Braga deixa para o nosso CRC, a seriedade de uma pessoa que é preciso que a gente conheça na essência para entender a generosidade, ele parece durão, mas tem um coração imenso e é uma pessoa comprometida, disse Maria Clara.

Ela deixou também um recado para os novos Conselheiros. “Parabéns a todos que encerram essa gestão, aos que continuam dentro desta linha de responsabilidade e seriedade e boas-vindas aos que irão chegar para continuar esta tarefa. O mais importante é isso: passar o bastão com o sentimento de dever cumprido. Paulo, sei que é este o sentimento que te invade. Aqui, de uma forma muito singela, apresento a minha homenagem e os meus aplausos”, concluiu.

E a Maria Clara Cavalcante Bugarim acertou em cheio sobre o sentimento do Presidente Paulo Braga neste momento. “Foram quatro anos de muito trabalho à frente do CRCAL, atuando em prol do crescimento e desenvolvimento da profissão contábil no nosso estado. Meu sentimento é de dever cumprido e de gratidão aos Conselheiros, funcionários e profissionais que estiveram juntos nesta nobre missão. Desejo sorte e sucesso à nova gestão”, foi a mensagem deixada pelo Presidente Paulo Braga, ao se despedir de sua gestão no CRCAL.

Depois da retrospectiva, o Presidente interino convidou a jovem aprendiz, Danielly Moura, para falar sobre a solenidade de entrega do Selo Aprendiz do Bem, promovido pelo Soprobem. Encerrando a Plenária, foram entregues os certificados de gestão dos membros com mandato concluído em 31/12/2019, lida a carta do Presidente Paulo Braga de despedida e agradecimento, feito o convite de posse dos novos Conselheiros eleitos e, após o espaço para a palavra franqueada, o CRCAL encerrou o calendário de Sessões Plenárias do exercício de 2019.