Skip to main content
search
DestaquesNotícias

CRCAL encerra IV Convenção Alagoana de Contabilidade com palestras sobre eSocial, Accouting Coach e prêmio científico com auditório lotado.

Por 27/10/2018novembro 5th, 2018Sem comentários

Por Hannah Copertino

Comunicação CRCAL

O terceiro e último dia da IV Convenção Alagoana de Contabilidade reafirmou o sucesso do evento, que permaneceu com auditório cheio do começo ao fim. Neste sábado (27/10), contadores e estudantes puderam acompanhar palestras e a premiação dos artigos aprovados no Prêmio CRCAL de Controle Social.

A programação começou com a professora Zenaide Carvalho falando sobre o eSocial, nova ferramenta de prestação de contas trabalhista, fiscal e previdenciária. De forma dinâmica, com bom humor e conhecimento amplo sobre o assunto, Zenaide Carvalho explicou todos os detalhes sobre o eSocial.

“Estar aqui na Convenção Alagoana de Contabilidade foi maravilhoso. Gostei muito de ser convidada para essa palestra e mais uma vez alertar aos profissionais da área contábil sobre o eSocial, a gente sabe que vai ter muita mudança por aí, o eSocial está apenas começando. A plateia estava fantástica, participou, fez perguntas, tive a oportunidade de conversar com os profissionais, explicar que o eSocial não é apenas uma pequena mudança de sistema, é mais complexo. Sempre bom vir a Alagoas, um lugar lindo e sempre que puder estarei por aqui”, disse Zenaide Carvalho.

O Conselheiro do CRCAL, Lamenha Junior, coordenou a mesa durante a palestra de Zenaide Carvalho e a contadora Liêda Amaral de Souza foi a debatedora. “Um evento maravilhoso, com diversidade de palestras, tive a oportunidade, junto a professora Zenaide Carvalho, de discutir eSocial, teve palestra sobre a lava-jato, artigos científicos e com local perfeito, acolhedor e com momentos de produção do conhecimento ímpares. Vale a pena participar dos eventos do CRCAL, os organizadores estão de parabéns”, falou Liêda Amaral.

Continuando a programação do sábado, Fabiano Ribeiro Pimentel apresentou a palestra Accounting Coach: A Fórmula do Sucesso.

Para encerrar a IV Convenção Alagoana de Contabilidade, os vencedores do Prêmio CRCAL de Controle Social receberam certificado e mil reais em dinheiro. Na área temática Promoção da Transparência Pública e Acesso à Informação e aos Dados Públicos, os vencedores foram Adriene Barbosa da Silva, Viviane Nunes Silva e Délis Lisboa Pereira, da Uneal; Luciana Santa Rita e Diego Farias de Oliveira, da Ufal, receberam o prêmio na temática Diretrizes para a Prevenção e Combate à Corrupção; na área Compliance, Wanessa Lays da Silva, Raíssa Elis Conceição Costa e Isac Cândido da Silva, da Ufal e Uneal, foram premiados; e com o tema Mecanismos de Controle Social e Capacitação da Sociedade para o Controle da Gestão Pública, Jefferson Tadeu Pereira e Tiago Almeida Silva, da Uneal, levaram o prêmio na área temática e no geral.

Segundo o coordenador da Comissão Científica da Convenção, responsável pelo prêmio CRCAL de Controle Social, contador, conselheiro do CRCAL e professor, Anderson Barros, foram inscritos 30 trabalhos. Destes, 26 foram selecionados e 24 apresentados durante a convenção. 30 a avaliadores de várias faculdades de Alagoas e de outros estados ajudaram na seleção. “Quero agradecer aos colegas professores que ajudaram, aos autores que se inscreveram, ao CRCAL, Abracicon e Alacicon. É uma satisfação fazer o prêmio CRCAL de Controle Social e, com certeza, teremos outras edições. Informo que sairá uma edição da Alacicon, Academia Alagoana de Ciências Contábeis, com a publicação de todos os trabalhos aprovados. Já o primeiro colocado no geral sairá na Revista da Abracicon, Academia Brasileira de Ciências Contábeis.

Durante os três dias de convenção, os profissionais e estudantes da contabilidade tiveram a oportunidade de ampliar e atualizar o conhecimento sobre diversos assuntos, como contabilidade pública, CPC 46 e 47, Simples Nacional, nova lei trabalhista, lavagem de dinheiro, além de poder participar de evento paralelos como o IV Encontro Estadual da Mulher Contabilista.

A profissional Edni de Gusmão, que atua há 38 anos na área contábil, tendo trabalhado no setor público, privado, em auditoria e perícia, pós-graduada em cinco cursos de especialização em contabilidade, falou sobre o evento. “É uma oportunidade de ouro participar da IV Convenção Alagoana de Contabilidade, com Diogo Duarte, Zenaide e tantos outros professores. A abertura foi fantástica, as palestras maravilhosas que enriqueceram o nosso aprendizado e conteúdo do dia a dia. Só tenho que elogiar o CRCAL e toda a equipe que formou essa convenção”, relatou Edni de Gusmão.

Com seis anos de formação e quatro de atuação na área pública, se especializando em um curso de pós-graduação, a contadora Ana Borba também destacou o conhecimento adquirido na convenção. “Um evento grandioso para os profissionais da área contábil. Uma das palestras mais importantes para mim foi do professor Diogo Duarte sobre um dos temas que estou abordando no artigo para conclusão da especialização em administração e contabilidade pública. Tenho certeza que é um evento muito importante, abrangendo outros temas também voltados a contabilidade privada, que está permitindo atualizar nosso conhecimento e que tenham mais eventos como esse para que, assim, a gente agregue valores”, concluiu Ana Borba.

“Quero aproveitar a oportunidade para agradecer a todos que participaram da IV Convenção Alagoana de Contabilidade e dizer que me sinto realizado em ter tido a oportunidade de fazer o maior evento da contabilidade do nosso estado enquanto presidente do CRCAL. Tive o privilégio e a honra de receber aqui representantes do Conselho Federal, presidentes de regionais, a exemplo da Bahia e do Rio de Janeiro. Todos que se fizeram presentes, nossos patrocinadores, funcionários envolvidos, conselheiros, a comissão que contribuiu para o Prêmio, enfim, todos que participaram e proporcionaram condições de realizarmos este mega evento, obrigado a todos”, finalizou o Presidente do CRCAL, Paulo Sergio Braga da Rocha.

Close Menu