CRCAL participa de palestras da Sefaz no 11º Governo Presente, em Maragogi

O Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas (CRCAL), em parceria com a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-AL), reuniu profissionais da contabilidade que atuam no Litoral Norte para uma série de palestras sobre a atendente virtual ‘Nise’, o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e as malhas fiscais. O Evento aconteceu na sede do Instituto Federal de Alagoas em Maragogi, na última sexta-feira (19).

O evento tinha como finalidade eliminar as dúvidas sobre os serviços disponibilizados pela Sefaz. O primeiro tema a ser detalhado foi o SEI usuário externo, que demonstrou o manuseio correto do sistema. Outro ponto abordado foi o Atendimento Virtual Integrado, expondo o desempenho da chatbot ‘Nise’ através dos números de atendimentos realizados, bem como concluídos de modo satisfatório. Na ocasião, também foram apresentadas as malhas fiscais, que visam sinalizar pendências sem nenhuma autuação.

Questionado sobre o evento, o presidente do Conselho Regional de Contabilidade, José Vieira, destacou o desenvolvimento profissional e a união entre os órgãos. “A parceria entre os Órgãos é importantíssima, pois enquanto nós ganhamos conteúdo e informações precisas a Sefaz passa a ter um feedback de quem lida diretamente com o cliente e com as plataformas. Juntos somos mais fortes, a contabilidade Alagoana só tem a ganhar com essa parceria”, colocou.

O superintendente especial da Receita Estadual, Francisco Suruagy, reforçou que a ação estreita ainda mais o relacionamento entre a sociedade e o Fisco alagoano. “Oportunidade de sanar dúvidas e entender como funciona as malhas fiscais, por exemplo, já que abordamos os tipos e os cruzamentos de informações”.

O contador e Delegado Representante do CRCAL, Jackson Queiroz, acompanhou a palestra e reforçou a importância desse diálogo com a Fazenda. “Pudemos conhecer as novidades que o governo está apresentando e que facilita ao contribuinte. Inclusive, foram abordados assuntos como Profis e a extinção da DAC, que são ações que aproxima a classe contábil junto com a Sefaz. A secretaria está oferecendo o apoio com esta criação do canal de comunicação e de resoluções de problemas. Parabenizo a todos os envolvidos e também ao Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas”, afirmou.