Destaques

CRCAL promove Curso sobre Planejamento e Gestão Tributária em Sociedades Cooperativas com Dorly Dickel

Com conteúdo amplo, evento ocorreu nesta quinta (16) e sexta (17)

Por Hannah Copertino

Comunicação CRCAL

Planejamento e Gestão Tributária são assuntos de extrema importância para os Contadores. Afinal, uma gestão tributária eficiente pode garantir o sucesso da empresa. E como fazer este trabalho? Existem várias ações a serem desenvolvidas e os profissionais da classe contábil alagoana tiveram a oportunidade de saber os detalhes sobre o tema no curso Planejamento e Gestão Tributária em Sociedades Cooperativas com o Contador Dorly Dickel, realizado na quinta (16) e sexta-feira (17/05), no auditório do CRCAL.

“O Dorly Dickel possui um excelente currículo e vasto conhecimento na área, é uma referência no assunto. Nos conhecemos na década de 80, aprendi muito com ele e continuo aprendendo. Sua contribuição é de extrema importância para a Educação Profissional Continuada dos nossos profissionais. Agradecemos ao Dorly e aos participantes, o curso foi excelente”, afirmou o Presidente do CRCAL, Paulo Braga, que acompanhou o evento do início ao fim.

Dorly Dickel é formado em Ciências Contábeis e Administração de Empresas e pós-graduado em Cooperativismo. Credenciado no Sistema OCB, ele atua na área de cooperativas desde 1975, é professor no curso de especialização em Cooperativismo e instrutor de cursos em vários estados. Apesar de seu vasto currículo na área de Cooperativas, o conteúdo passado no CRCAL serviu para empresas em geral.

“O foco aqui é a gestão tributária, mas envolve a gestão das empresas, a tributação é o maior custo das organizações no geral, normalmente maior até que o custo com o pessoal. Ter uma boa gestão tributária é uma questão de sobrevivência, administrar corretamente os impostos para não pagar errado, ser multado ou deixar de recuperar créditos tributários que tem direito”, explicou o palestrante.

O Contador Dorly Dickel chamou atenção para o mercado promissor que existe nesta área. “Gestão tributária é um campo de trabalho importante que os profissionais da contabilidade têm que ocupar, temos que saber valorizar este trabalho e mostrar para os empresários e dirigentes de cooperativas o quanto é importante ter uma boa gestão tributária”, disse.
Ele também falou sobre a importância da Educação Profissional Continuada. “A principal mensagem que deixo para a classe contábil alagoana é que precisamos no atualizar sempre, a contabilidade é um oceano de possibilidades e a área tributária, além de ter grandes oportunidades, remunera bem. Os contadores, muitas vezes, são reconhecidos como emissores de guias de recolhimento de pagamentos, pois que sejam reconhecidos como profissionais que geram economia fiscal para as empresas”, concluiu Dorly Dickel.

Para os participantes, o curso foi uma ótima oportunidade de aprendizado. “O Dorly Dickel abordou a gestão tributária no geral, não só cooperativas, com essa abrangência pudemos aprender mais. Ele explica muito bem, o material didático é ótimo, bem completo, podemos consultá-lo no dia-a-dia. Vou aplicar o que aprendi aqui no meu trabalho”, falou a Contadora Déborah Neri.

Curso Planejamento e Gestão Tributária em Sociedades Cooperativas.

Presidente do CRCAL, Paulo Braga, e Contador, Dorly Dickel, na abertura do curso.

Contador Dorly Dickel.

Curso Planejamento e Gestão Tributária em Sociedades Cooperativas.