CRCAL promove palestras sobre Imposto de Renda Pessoa Física 2018 e Declaração de Operações Liquidadas com Moeda em Espécie (DME)

Por 17/03/2018outubro 2nd, 2018Sem comentários

Evento será na terça (27/03), a partir das 8h30

Por Hannah Copertino
Comunicação CRCAL

O Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas, CRCAL, por meio da Câmara Técnica e de Desenvolvimento Profissional, vai realizar palestras sobre o Imposto de Renda Pessoa Física 2018 e sobre a Declaração de Operações Liquidadas com Moeda em Espécie, DME, na terça-feira (27/03), a partir das 8h30, na sede do Conselho, que fica na rua Tereza de Azevedo, no Pinheiro, em Maceió.

O evento é destinado a profissionais da Contabilidade. Para participar, basta se inscrever pelo link http://www1.cfc.org.br/evento/?L6H e levar dois litros de leite no dia do evento, que serão doados a instituições de caridade de Maceió. São oferecidas 80 vagas. As palestras serão ministradas pela Analista Tributária da Receita Federal do Brasil, Adélia Lima de Carvalho Almeida.

Na ocasião, serão apresentados os detalhes IRPF 2018, exercício 2017, e as novidades deste ano. Entre elas, estão a mudança do layout do programa, que agora possui um painel inicial com as fichas identificadas como as mais relevantes, a partir do histórico de utilização para o preenchimento da declaração; a criação de campos específicos para informações complementares relacionadas a alguns tipos de bens, a exemplo de imóveis; a impressão do Darf de todas as cotas do imposto, calculando os valores de juros Selic para o respectivo vencimento; obrigatoriedade de informar o CPF de dependentes e alimentandos com 8 anos ou mais, completados até a data de 31/12/2017, entre outras.

A Analista Tributária da Receita Federal do Brasil, Adélia Lima de Carvalho Almeida, também vai orientar aos participantes sobre a Instrução Normativa nº 1761/2017, que trata da Declaração de Operações Liquidadas com Moeda em Espécie, a DME, a qual determina a obrigatoriedade da prestação de informações relativas a operações liquidadas em espécie, até o último dia útil do mês subsequente ao mês do recebimento, quando em valores iguais ou superiores a R$30 mil. As operações devem ser enviadas em formulário eletrônico, denominado Declaração de Operações Liquidadas com Moeda em Espécie (DME).

“Essa é mais uma oportunidade que o CRCAL oferece aos profissionais e estudantes da Contabilidade para que eles possam estar sempre por dentro das mudanças que ocorrem na legislação tributária brasileira e, assim, consigam desempenhar o seu papel no mercado de trabalho de forma eficiente e correta”, afirmou o presidente do CRCAL, Paulo Sergio Braga da Rocha.