Destaques

CRCAL promoveu Workshop Compliance Estrutural para Empresas Contábeis com o Contador Sérvulo Mendonça

Profissionais puderam conhecer os detalhes sobre as normas e receberam dicas

Por Hannah Copertino

Comunicação CRCAL

O calendário de eventos de 2019 em prol da Educação Continuada da classe contábil teve início no CRCAL nesta sexta-feira (18/01), no auditório do Conselho, com o Workshop Compliance Estrutural para Empresas Contábeis com o Contador Sérvulo Mendonça.

Contador e CEO do Grupo Epicus, Sérvulo Mendonça possui 23 anos de atuação na área de Contabilidade de Gestão com foco em projetos de Outsourcing, Compliance, Advisory e Auditoria. É Mestrando em Contabilidade Tributária; Especializado em Compliance e Controles Internos; Controladoria Auditoria; Instrutor dos cursos de Técnico em Administração e Técnico em Contabilidade do Senac.

Além de Compliance, o Contador é Palestrante nas áreas Tributária, Processos e Recursos Humanos; Membro do IBC (Instituto Brasileiro de Compliance) e Perito pela CONPEJ (Conselho Nacional dos Peritos Judiciais da República Federativa do Brasil). Ele esteve em Maceió para a palestra no CRCAL.

Com este vasto currículo, Sérvulo Mendonça orientou aos participantes sobre os seguintes tópicos: A Verdade sobre Compliance; A Contabilidade e o BPO Financeiro, Mitigando Riscos; Os Desafios das Leis 12.846/2013 e 13.709/2018; Nicho de Cliente e Mecanismos de Busca e Proteção; Relacionamento com Stakeholders; Código de Ética e Conduta; Mapa do “Risk Assessment”; e Criando o Departamento de Compliance Estrutural e CCO.

O palestrante falou sobre a vinda ao CRCAL. “O convite foi excelente, estamos conseguindo ir em CRCs fora do Rio de Janeiro, que é bom não só para o Programa de Compliance, como para o networking dos contadores. Acredito que o Compliance vai invadir as nossas casas cada vez mais, com governo novo, redução de riscos, precisamos pensar com os pés no chão”, afirmou Sérvulo Mendonça.

Ele comentou ainda sobre a complexidade do assunto por ser uma novidade e ainda gerar muitas dúvidas. “Para a área, o Compliance em si não é novo, mas o fato dele entrar para pequenas e médias empresas é novidade. Então, temos muito orgulho de falar que somos o primeiro programa de Compliance para empresas contábeis no Brasil. A dica é se informar e, se precisarem de ajuda, nós estamos aqui”, finalizou.

Para os participantes, o workshop foi uma excelente oportunidade para tirar todas as dúvidas do assunto. “O palestrante é bem didático, passou um conteúdo muito amplo, com visão estratégica, dados específicos, mudou muito a nossa visão sobre mitigar riscos dentro da empresa e colocar o Compliance na prática, que é vantajoso, mas temos que estar preparados e investir na equipe”, enfatizou o contador, Ted Dwanny.

O Presidente do CRCAL, Paulo Braga, acompanhou o workshop e fez uma avaliação positiva do conteúdo apresentado. “Foi mais uma excelente oportunidade para os profissionais da classe contábil alagoana ampliarem seu conhecimento. Compliance é um assunto muito importante, o palestrante é referência na área e apresentou o conteúdo de forma dinâmica e proveitosa. Este é o primeiro de muitos eventos que o CRCAL oferecerá este ano para as Contadoras e Contadores no sentido de promover a Educação Continuada”, concluiu o Presidente.