Skip to main content
search
Destaques

CRCAL reafirma parceria com TCE-AL em reunião entre os presidentes dos órgãos

Na ocasião, foram debatidos projetos e apresentada a Comissão de CASP do conselho

Por Hannah Copertino
Ascom CRCAL

O presidente do CRCAL, José Vieira dos Santos, e a coordenadora da Comissão de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (CASP) do CRCAL, conselheira Lisângela Rubik, estiveram reunidos com o conselheiro presidente do Tribunal de Contas do Estado de Alagoas (TCE-AL), Otávio Lessa, nesta segunda-feira (28/09), na sede do Tribunal.

“Foi uma reunião muito produtiva. Nós temos que parabenizar o TCE-AL pela exigência de termos contadores públicos nos municípios alagoanos e atuar mais perto das demandas dos jurisdicionados porque é necessário para a gestão pública, além de valorizar a nossa profissão. E também por se propor a ofertar capacitações aos nossos profissionais. Ficamos gratos e honrados com esta parceria”, observou o presidente do CRCAL, José Vieira dos Santos.

Na ocasião, novas ações começaram a ser traçadas. Entre os projetos, está a realização de treinamentos para os profissionais contábeis que atuam no setor público. O CRCAL e o TCE-AL querem levar informações aos contadores públicos sobre alterações na legislação, a exemplo das mudanças no Fundeb e digitalização dos processos.

“Em 2003, fui em Recife e me inspirei na ideia da Escola de Contas. Na gestão passada, fiz uma parceria com o CRCAL com a ideia de fazer treinamentos itinerantes. Essa aproximação com o CRCAL é para que a sociedade entenda que o tribunal vive o momento de sair das quatro paredes e atuar mais perto das demandas dos cidadãos. Tenho certeza de que essa parceria ganhará velocidade e se fortalecerá”, afirmou o presidente do Tribunal de Contas do Estado de Alagoas (TCE-AL), Otávio Lessa.

Iniciada em janeiro de 2020, a gestão do presidente José Vieira dos Santos no CRCAL instituiu a Comissão de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (CASP), responsável por dialogar com órgãos parceiros, a exemplo do TCE e AMA, com o intuito de apresentar pleitos da classe contábil alagoana que atua na área pública, colaborar com a realização de eventos específicos para este público, entre outras atividades.
“Esta reunião permite que o CRCAL, através da Comissão de CASP, ao acolher as demandas técnicas da comunidade contábil pública, possa dialogar de maneira mais próxima de forma institucional com o TCE-AL. Trata-se de um ganho para toda a classe contábil. A Comissão agradece o acolhimento do TCE -AL e informa que já enviou demandas nesta manhã ao gabinete da Presidência”, concluiu Lisângela Rubik.

Close Menu