CRCAL realiza mais uma plenária online devido à pandemia do covid-19

Reunião contou com a presença do vice-presidente do CFC, Aécio Prado

Por Hannah Copertino

Comunicação CRCAL

O presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas (CRCAL), José Vieira dos Santos, conduziu a plenária referente ao exercício do mês de abril de 2020 por videoconferência. É a segunda vez que o conselho realiza a sessão online por causa da pandemia do covid-19. A reunião contou com a participação efetiva dos vice-presidentes, conselheiros, diretoria executiva, assessoria jurídica e com a presença do vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CFC, Aécio Prado Dantas Júnior.

O presidente do CRCAL abriu a reunião dando as boas vindas e agradecendo a presença de todos, em especial do vice-presidente do CFC. “O momento tem sido difícil e desafiador, mas o sistema CFC/CRCs, capitaneado pelo presidente Zulmir Breda, está desempenhando o seu papel pela valorização e defesa da profissão contábil com maestria. Tivemos importantes conquistas no âmbito federal e, aqui em Alagoas, estadual e municipal. Seguimos atentos aos anseios dos profissionais contábeis para agir sempre que necessário. Estamos, pela internet e por telefone, em diálogo frequente com os nossos colegas de profissão. Vamos em frente na certeza de que juntos somos mais fortes e de que sairemos dessa como vencedores”, pontuou.

Em seguida, o vice-presidente Aécio Prado fez o uso da palavra. “Quero, em nome do CFC, deixar uma mensagem de apoio e solidariedade. Temos a compreensão de que é um momento difícil, o Sistema CFC/CRCs tem desempenhado o trabalho com muito esforço de todos. É bom ver a plenária do CRCAL com participação efetiva para que o Sistema não pare. É preciso observar a legislação local e entender o momento certo de reabrir os regionais. O maior bem é a vida”, disse.

Aécio Prado também falou sobre algumas ações desenvolvidas pelo CFC com o objetivo de facilitar a rotina dos profissionais contábeis em meio à pandemia. “O CFC prorrogou o prazo para pagamento da anuidade, suspendeu as atividades fiscalizatórias, flexibilizou o Programa de Educação Profissional Continuada, reduzindo a pontuação de 40 para 20 pontos, além da suspensão dos Exames de Qualificação Técnica e de Suficiência, neste estamos estudando a possibilidade de fazer online, é preciso ter cuidado porque temos uma média de 50 mil candidatos”, informou.

Outro assunto foi a luta do CFC pela prorrogação de prazos junto aos órgãos públicos. “Enviamos três ofícios para a Receita Federal pedindo a dilação dos prazos, fomos contemplados em boa parte, é uma batalha constante, o CFC criou um Comitê de Crise que trabalha diariamente. O trabalho tem sido muito grande, mas somos fortes e vamos vencer”, afirmou.

A Campanha do Dia do Profissional da Contabilidade, celebrado em 25 de abril, também recebeu destaque. “Fizemos uma campanha pautada na valorização do profissional. Precisamos falar para todo mundo o quanto os profissionais da contabilidade são importantes, especialmente neste momento de crise. O contador é o médico das empresas, vem realizando um trabalho incansável, merece o devido reconhecimento”, concluiu.

Dando continuidade à plenária, vários outros assuntos foram abordados. Entre eles, o home office no CRCAL, que seria encerrado neste 30 de abril e foi prorrogado por prazo indeterminado em função da pandemia do covid-19, mantendo o atendimento por e-mail e telefone, orientações e suporte aos funcionários, além do envio de relatórios. A volta se dará quando houver segurança para todos.

A pandemia continuou na pauta. Segue também a suspensão dos eventos presenciais em compensação, estão sendo realizadas lives e videoconferências com assuntos pertinentes ao momento e com profissionais que são referências nos temas abordados.

Os conselheiros também debateram sobre linhas de crédito para empresários contábeis. Há uma preocupação muito grande com a situação das empresas diante da crise econômica provocada pela suspensão das atividades em muitos setores da economia. Existe um diálogo com instituições bancárias para que sejam oferecidas condições atrativas que possam auxiliar no enfrentamento e recuperação neste cenário.

Em seguida, os vice-presidentes apresentaram as ações desenvolvidas em suas respectivas câmaras. Ao final, a palavra foi franqueada e os conselheiros puderam falar sobre os anseios, demandas e momento ao qual vivemos com a pandemia do covid-19.

O coordenador do Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC) no CRCAL, José Carlos Melo, chamou atenção para a importância e necessidade de os contadores incentivarem a destinação de parte do IRPF aos Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente. Um gesto de solidariedade que não gera custos para o contribuinte, pelo contrário pode até reduzir, e que faz muita diferença na vida das crianças e dos adolescentes que tanto precisam.

“Foi mais uma plenária muito produtiva. Sabemos que o momento exige muito dos nossos profissionais e que a rotina tem sido corrida, mesmo assim, os conselheiros têm dedicado boa parte do seu tempo ao Sistema CFC/CRCs. Estamos no caminho certo, honrando com a nossa missão e vamos seguir assim. Aproveito para agradecer aos conselheiros e reafirmar o nosso compromisso com a classe contábil alagoana, nos colocando à disposição”, finalizou o presidente do CRCAL, José Vieira dos Santos.