CRCAL realiza palestra sobre o Observatório Social

Por 14/03/2018outubro 2nd, 2018Sem comentários

Tema é um dos projetos do PVCC

Texto de Hannah Copertino
Comunicação CRCAL

O Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas, CRCAL, promoveu a palestra Observatório Social – Um Projeto do PVCC, Programa de Voluntariado da Classe Contábil, nesta terça-feira (13/03), na sede da entidade. A Vice-Presidente de Registro do Conselho, Contadora Adriana Andrade Araújo, ministrou a palestra a pedido do Presidente do CRCAL, Contador Paulo Sergio Braga da Rocha.

A Contadora Adriana Andrade Araújo falou sobre a história do PVCC, ações, objetivos, explicou o que é e como funciona o Observatório Social, cuja criação e manutenção é um dos projetos do Programa de Voluntariado da Classe Contábil. Um dos pontos mais importantes da palestra foi a explicação sobre doações de impostos por parte de empresas e pessoas físicas para Fundos da Criança, do Adolescente e do Idoso.

“O PVCC não é só doação de alimentos, ele abrange muita coisa, a exemplo da doação do imposto de renda. Temos que divulgar isso para que as instituições sejam beneficiadas. O Observatório Social também é muito importante no combate à corrupção na área pública. Como vimos aqui, licitações no valor de R$ 80 mil e, quando se colocou no Observatório, esse valor baixou pra R$ 40 mil. Então, precisamos colocar essas ferramentas à serviço da sociedade”, enfatizou o Presidente do CRCAL, Paulo Sergio Braga da Rocha.

“O PVCC é um projeto desenvolvido pelo Conselho Federal de Contabilidade no Brasil todo e os Conselhos Regionais são responsáveis por disseminar o Programa do Voluntariado para toda a Classe Contábil. O PVCC tem quatro grandes eixos: a educação financeira, mostrando para alunos e instituições qual a importância de ter controle financeiro; as doações ao Fundo da Criança e do Adolescente e ao Fundo do Idoso e não é só doar, como também poder acompanhar de que forma o recurso está sendo utilizado; trabalhar a implementação do Observatório Social, o que significa conseguir criar e fazer com que tenha representatividade de instituições regulamentadas para fiscalizar as contas públicas; além das ações de voluntariados que a gente vem realizando nos últimos anos também, que são o atendimento a diversas instituições de idosos e crianças, como doações e visitas a instituições, seja passando uma tarde com eles, brincando, levando cesta básica, fralda, leite, material escolar”, explicou a Vice-Presidente de Registro do Conselho, Contadora Adriana Andrade Araújo.