DestaquesNotícias

CRCAL realiza Plenária histórica em Arapiraca

Sessão de n° 1.186 foi a primeira ocorrida fora da capital e contou com a presença de estudantes, profissionais e convidados

Christiane Duarte
Comunicação CRCAL

O dia 11 de agosto de 2023 foi um dia histórico para o Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas. Na tarde de sexta-feira, o município de Arapiraca foi a sede da primeira Sessão Plenária realizada fora da capital, Maceió.

Conselheiros e conselheiras, Delegados Representantes, colaboradores, estudantes, profissionais e convidados estiveram presentes ao auditório do Sebrae, local que abrigou o evento. A sessão ordinária de nº 1.186 foi referente ao mês de julho e contou também com a solenidade de entrega de carteiras físicas de registro para profissionais de Arapiraca e cidades vizinhas.

A solenidade na segunda maior cidade de Alagoas foi uma sugestão do conselheiro Jordão Vieira, que juntamente com a conselheira Rosângela Soares Almeida e o delegado Elias Eustáquio, representam contadores e técnicos em contabilidade de Arapiraca no CRCAL. A sessão também foi transmitida ao vivo pelo Canal do CRCAL no YouTube, e pode ser assistida neste link.

“Hoje é um dia que ficará na memória do CRCAL e todos vocês aqui presentes. É a concretização de uma promessa de gestão, de fortalecer a interiorização dos nossos serviços, promovendo a valorização dos profissionais contábeis de toda Alagoas”, destacou o presidente do CRCAL, José Vieira dos Santos.

Antes do rito ordinário, o presidente Vieira entregou as carteiras físicas para oito profissionais contábeis da região, sendo sete mulheres. Junto com os documentos, foi entregue também um mini guia, com informações importantes sobre o CRCAL e a profissão.

O vice-presidente de Registro, Fiscalização, Ética e Disciplina, Antônio Ricardo Guedes Lins, ressaltou a ação. “Aqui estão os QR Codes dos Códigos de Ética e Conduta, dos serviços on-line, da agenda de cursos, dados sobre a classe contábil e contatos de todos os setores do CRCAL. Peço que leiam e guardem este material para futuras consultas, pois reúne informações essenciais para boa conduta da profissão”, disse o vice-presidente.

No decorrer da plenária, a vice-presidente de Administração e Planejamento, Adriana Andrade Araújo, apresentou o balanço do mês de julho e o resumo dos indicadores de desempenho administrativo. “Aproveito para parabenizar os profissionais e estudantes aqui presentes, desejar muito sucesso em sua trajetória. Valorizem sua carteira, que é seu documento de identidade profissional e que contem com o CRCAL”, reforçou.

MUDANÇAS NO DESENPROF
O vice-presidente de Desenvolvimento Profissional, José Carlos Melo, também fez a apresentação de sua Câmara e explicou sobre as missões institucionais do CRCAL aos convidados. O vice-presidente informou sobre os números positivos da Campanha Destinação do IRPF 2023, divulgados pela Receita Federal, destacando a contribuição da classe contábil para o aumento da doações.

A sessão também marcou sua despedida da vice-presidência de Desenprof. José Carlos Melo comunicou oficialmente sua renúncia ao cargo que assumiu em janeiro de 2022, justificando por motivos de ordem pessoal. Ele concluirá seu mandato como conselheiro efetivo até 2025.

Seguindo o regimento do CRCAL, o presidente colocou em votação o nome da conselheira Maria José Tomás Sobral para assumir a vacância e foi escolhida por unanimidade. A contadora já ocupou a vice-presidência de Desenvolvimento Profissional no biênio 2021-2022.

Ao final da sessão, o presidente José Vieira abriu a palavra para todos os presentes, que puderam falar sobre a experiência de participar de uma plenária do CRCAL. Entre as falas de agradecimento, jovem Mirelle Soares, estudante do curso de Ciências Contábeis da Uneal, emocionou os conselheiros.

Estudante Mirelle Soares, recebe aplausos após agradecer os cursos gratuitos ofertados pelo CRCAL

“Gostaria de agradecer por poder participar deste momento e pelos cursos que o CRCAL tem promovido. Sou estagiária em uma empresa e estou fazendo todos os cursos on-line de Departamento Pessoal e estão sendo muito importantes. Já fiz 10 e vou completar os 12 módulos”, disse sorrindo a estudante, sob aplausos dos presentes.

“Para nós, este é uma das melhores palavras que poderíamos ouvir aqui. Ver como nosso trabalho enquanto entidade de classe está contribuindo com o presente e o futuro de profissionais da contabilidade”, arrematou o presidente José Vieira.

VEJA A GALERIA DE FOTOS