Destaques

CRCAL realiza Plenária referente ao exercício do mês de março por videoconferência

Sessão ocorreu online devido à pandemia do covid-19

Por Hannah Copertino

Comunicação CRCAL

Pela primeira vez, a Plenária do CRCAL foi realizada por videoconferência, por causa da pandemia do covid-19. Conduzida pelo presidente, José Vieira dos Santos, a sessão, referente ao exercício do mês de março de 2020, contou com a participação de vice-presidentes, conselheiros e da diretoria executiva, nesta sexta-feira (03-04).

Após a aprovação da ATA da última reunião e do pai nosso, teve início a sessão. Entre os assuntos debatidos, esteve a nota de repúdio do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) à postagem do ex-presidente Lula no twitter.

Os conselheiros também debateram sobre a enchente que atingiu contadores em Santana do Ipanema, situação que mobilizou campanhas de doações por parte da Ascontal e diversos profissionais contábeis, incluindo conselheiros do CRCAL, para ajudar colegas que perderam seus materiais de trabalho, como Mônica e André, e a comunidade em geral.

Outra pauta foi a continuidade da quarentena no Sistema CFC/CRCs, mantida até 15 de abril, seguindo as orientações do CFC para o trabalho em home office. Os conselheiros também falaram sobre os prazos prorrogados pela Receita Federal do Brasil, uma grande conquista da classe contábil brasileira.

A Campanha do Dia do Profissional da Contabilidade, celebrado em 25 de abril, foi outro ponto em destaque. Os profissionais serão homenageados por meio de divulgações nas redes do Sistema CFC/CRCs, bem como na imprensa.

Ao final, os vice-presidentes falaram sobre as ações em suas respectivas câmaras e a palavra foi franqueada.

“Neste momento delicado que estamos passando, a tecnologia tem sido, mais uma vez, grande aliada. O CRCAL vem mantendo as suas atividades e, pela primeira vez, realizamos a Plenária online com êxito. Quero reafirmar que o Sistema CFC/CRCs está atento e atuante, buscando atender às demandas da classe contábil”, afirmou o presidente do CRCAL, José Vieira dos Santos.