Destaques

CRCAL realiza V Encontro Estadual da Mulher Contabilista em Maceió com sucesso de público

Evento reuniu mais de 100 profissionais com vasta programação

Por Hannah Copertino

Comunicação CRCAL

Com o objetivo de incentivar o protagonismo feminino e destacar a importância da mulher na Contabilidade, além de promover a Educação Profissional Continuada, o Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas (CRCAL) realizou, nesta sexta-feira, o V Encontro Estadual da Mulher Contabilista, no Hotel Best Western Premier, na praia de Pajuçara, em Maceió.

O evento, promovido pela Comissão Estadual da Mulher Contabilista do CRCAL, cuja coordenadora é a Conselheira Maria José Sobral Tomaz, reuniu mais de 100 profissionais da área, com participação efetiva das mulheres.

“Parabenizo a todas as mulheres por, assim como eu, terem conquistado seu espaço no mercado de trabalho com seriedade, ética, responsabilidade, e dedicação. Vamos seguir juntas, tornando a nossa profissão ainda mais digna e valorizada”, disse a coordenadora, Maria José Sobral Tomaz.

Coordenadora da Comissão Estadual da Mulher Contabilista, Maria José Sobral Tomaz.

O evento foi prestigiado por diversas autoridades e contou com a participação do Conselheiro do CFC, Carlos Henrique do Nascimento, representando o presidente do CFC, Zulmir Ivânio Breda. O conselheiro falou sobre a importância do papel da mulher na contabilidade e destacou o crescimento expressivo das profissionais no mercado contábil ao longo dos anos.

“A construção da contabilidade no Brasil é um processo contínuo e interminável. Nos últimos anos, a contabilidade deu saltos quantitativos e qualitativos no nosso país. A presença feminina na profissão cresceu expressivamente. Na década de 50, as mulheres representavam apenas 1,3% da classe contábil brasileira. Hoje, são cerca de 43% dos 517 mil profissionais da contabilidade e, no Estado de Alagoas, elas representam quase 40% dos profissionais”, afirmou Carlos Henrique do Nascimento.

Conselheiro do CF, Carlos Henrique do Nascimento.

Em seu discurso, o presidente do CRCAL, Paulo Braga, reforçou a importante contribuição do empoderamento e protagonismo feminino na contabilidade brasileira, enfatizando o papel da mulher na defesa, valorização e desenvolvimento da profissão contábil.

“As profissionais da contabilidade se tornaram líderes com inteligência e estratégia, ocupam cargos de chefia, são donas de seus próprios escritórios, estão empreendendo, crescendo e se desenvolvendo, contribuindo também com o êxito da nossa profissão em nível mundial. Elas estão de parabéns”, pontuou o presidente do CRCAL, Paulo Braga.

Presidente do CRCAL, Paulo Braga.

Programação

Após a solenidade de abertura, o V Encontro Estadual da Mulher Contabilista seguiu com a palestra da Contadora Liêda Amaral de Souza sobre Notas Explicativas de Acordo com a NBCTG 1000 para Pequenas e Médias Empresas.

Em seguida, a Presidente do CRCRS, Ana Tércia Lopes Rodrigues, e a Presidente do CRCSP, Márcia Ruiz Alcazar apresentaram a palestra sobre Tecnologia a Serviço da Contabilidade.

A última palestra foi do Contador Filemon Augusto de Oliveira sobre ECF: Atualizações e Cuidados para 2019. O evento foi encerrado com apresentação cultural, enaltecendo a riqueza da cultura popular de Alagoas.

Mais de 100 profissionais participaram do evento,

Termo de Cooperação Técnica

No evento, o presidente do CRCAL, Paulo Braga, e a presidente do CRCSP, Márcia Ruiz Alcazar, assinaram um Termo de Cooperação Técnica Operacional para oficializar a parceria na realização de cursos à distância e disponibilização de conteúdo online na plataforma do CRCSP para os profissionais contábeis alagoanos.

Assinatura do termo de Cooperação Técnica entre CRCAL e CRCSP.