Skip to main content
search
Destaques

CRCAL realiza videoconferência sobre Prestação de Contas Eleitorais

Por 26/06/2020julho 3rd, 2020Sem comentários

Participantes puderam tirar todas as dúvidas

Por Hannah Copertino

Comunicação CRCAL

A Câmara de Desenvolvimento Profissional e a Comissão de Contabilidade Pública do Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas (CRCAL) realizaram a videoconferência sobre Prestação de Contas Eleitorais, nesta quinta-feira (25/05).

A vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCAL, Maria José Sobral Tomaz abriu o evento agradecendo aos participantes e apresentando os palestrantes, em nome do presidente José Vieira dos Santos.

O evento contou com mediação do contador Alexsandro Alves Lins Leite, Especialista em Gestão de Empresas (UAL), Especialista em Perícia Contábil (CESMAC), Graduado em Ciências Contábeis (UFAL), Membro do Conselho de Contabilidade (CRCAL), Membro do Conselho CURA (UFAL), Assessor Especial SERVEAL, Professor da SEUNE e Empresário (Franquia Açaí Concept).

Alexandro conduziu as perguntas e fez observações junto aos palestrantes Roseane Nogueira de Andrade, contadora, especialista em Contabilidade Eleitoral e Partidária, Sócia da Empresa Integra Contabilidade e David Ricardo de Luna Gomes, Advogado especialista em Direito Eleitoral, Membro da Comissão de Direito Eleitoral da Ordem dos Advogados do Brasil no Estado de Alagoas e do Instituto de Direito Eleitoral de Alagoas – IDEA.

Na videoconferência, foi destacada a importância da atuação do contador e do advogado em conjunto, pois a prestação de contas eleitorais tem natureza contábil e jurídica. Uma vez que este trabalho não é feito de forma satisfatória, respondendo às exigências da Justiça Eleitoral de forma correta, o candidato sofre penalidades, que podem ser, entre outras, a cassação da candidatura e até ilegibilidade.

No evento online, os participantes puderam aprender sobre o que rege a legislação no que diz respeito à prestação de contas eleitorais em itens como sobre doações, fundos, limite de gastos, tipos de gastos, entre outros. Durante toda videoconferência, os participantes puderam fazer perguntas e as dúvidas foram respondidas de imediato.

Os profissionais ficaram satisfeitos com o conteúdo passado. “Parabéns! Live esclarecedora e detalhada. Excelente iniciativa, alto nível”, analisou o contador José Carlos Melo.

A videoconferência está disponível no canal do CRCAL no Youtube e pode ser acessada pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=M5TsbAnfxgI&t=431s

Close Menu