CRCAL vai auxiliar na fiscalização das ações do Conselho Municipal de Assistência Social de Craíbas

O Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas (CRCAL), por meio de seu Presidente, José Vieira, indicou a Contadora Ryslaine dos Santos Silva para representar o CRCAL no Conselho Municipal da Assistência Social de Craíbas. A indicação aconteceu em reunião na sede do CRCAL, nesta terça-feira (26).

O Presidente, José Vieira, explicou que sua escolha por Ryslaine dos Santos se deu pelo fato da Contadora já estar inserida em um dos programas executados pela CMAS, hoje ela é a Supervisora do Programa Criança Feliz, projeto do Governo Federal. José Vieira ainda atentou para o fato da contadora estar com a situação cadastral regular junto ao conselho e residir no município em questão.

A participação de um contador naquele Conselho está de acordo com a resolução n° 17 de 20 de junho de 2001, do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS).

“A presença de um contador na fiscalização das gestões do CMAS de Craíbas e de qualquer outro órgão promove maior segurança no desenvolvimento dos trâmites legais. Tanto no sentido de executar o processo da forma correta, quanto para evitar fraudes”, destacou o presidente do CRCAL, José Vieira.

Apesar da indicação, Ryslaine deverá se inscrever no Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC) para poder assumir o cargo. A prática do voluntariado na classe contábil é voltada para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. O PVCC é dividido em quatro subprogramas: Rede Nacional de Cidadania Fiscal, Educação Financeira, Doações ao FunCriança e Fundo do Idoso e ações de voluntariado.

Após a adesão ao PVCC, o CMAS deverá aprovar a inserção da Contadora Ryslaine dos Santos e a partir daí ela deverá auxiliar na fiscalização das ações, no âmbito da contabilidade, da Assistência Social em Craíbas.

A reunião que definiu o nome de Ryslaine dos Santos Silva também contou com a presença da Diretora Executiva, Selma Araújo e do Assessor Jurídico, Jonathan Araújo, da Secretária Executiva do CMAS de Craíbas, Aline Nobre Silva.