Skip to main content
search
Notícias

CRCDF realiza X Convenção de Contabilidade dias 20 e 21, debatendo a Transparência

Por 21/08/2015outubro 2nd, 2018Sem comentários

Começa na quinta-feira, 20, a X Convenção de Contabilidade do Distrito Federal, que o Conselho Regional de Contabilidade do Distrito Federal (CRCDF) realiza até o dia 21 de agosto na sede da LBV, situada na SGAS 915 Sul.

A Convenção de Contabilidade é um dos eventos mais tradicionais do CRCDF, tendo sua primeira edição sido realizada em agosto de 1995. Para a edição de 2015, são esperados cerca de 350 participantes, de acordo com o coordenador da Comissão Organizadora o evento, o Vice-presidente de Desenvolvimento Profissional da entidade, Adriano Marrocos.

Com o tema Com a Contabilidade o Brasil se faz Transparente, a X Convenção está organizada em Fóruns de discussões nas áreas temáticas da Auditoria, Empresas Contábeis, Perícia e Setor Público, cada um ministrado por renomados especialistas das respectivas especialidades.

Além disso, o CRCDF preparou três palestras especiais para os profissionais da Contabilidade que irão participar da Convenção – duas palestras magnas na noite de abertura e uma motivacional, no fechamento do evento. As da abertura serão ministradas por:

• Domingos Poubel de Castro – que vai falar sobre A Eficácia do Controle do Gasto Público: Da Teoria à Prática no Brasil.

Domingos Poubel de Castro é Contador e Economista, com Pós-graduação em Auditoria. Professor de Contabilidade Pública e de Pós-graduação em Auditoria Interna e Externa, já foi Secretário-adjunto da Secretaria do Tesouro Nacional e auditor do Banco Central do Brasil, além de Contador responsável pelo Balanço Geral da União e também pelas contas do Presidente da República e é atual gerente nacional de Orçamento e Contabilidade do Sebrae.

• Alessandro Saad – cujo tema será O Novo Perfil do Empreendedor Brasileiro.

Alessandro Saad é administrador de empresas, pós-graduado em Marketing e Mestre em Comunicação e Mercados, com especialização em Inovação pela UC Berkeley e em Empreendedorismo pela Babson College, ambas nos EUA. Empreendedor, é sócio da empresa responsável pela criação da categoria de cervejas gourmet no Brasil, ex-presidente do Comitê de Negócios Internacionais e Investimentos da Brukcham Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Reino Unido e ex-diretor conselheiro da Associação Comercial de São Paulo. Atualmente, é diretor de conteúdo da Academia da Estratégia, empresa especializada em educação corporativa.

Já a palestra de encerramento ficará por conta da coaching Adriana Albuquerque, que irá abordar As Três Decisões Essenciais – Negócios, Carreira & Sucesso. Psicóloga e professora de pós-graduação com MBA em gestão de pessoas, empresarial e de projetos, Adriana Albuquerque é uma das palestrantes mais requisitadas para convenções nacionais e internacionais em todo o país. Foi destaque do Conarh 2013, o maior congresso de gestão de pessoas do mundo, e em 2014 realizou uma turnê de palestras no Japão, experiência marco em sua carreira internacional.

A Convenção terá ainda oficinas e painéis com estudantes das Instituições de Ensino Superior (IES) da região.

Além de um estande especial “Espaço Científico – Momento com o Autor”, para a exposição de obras sobre Ciências Contábeis e temas afins, o qual deve abrigar sessões de autógrafos de renomados autores durante o evento, além de proporcionar a interação com os participantes.

Transparência
“O tema escolhido para este ano está em sintonia fina com as preocupações que assolam o país no momento e, ao mesmo tempo, com a série de esforços que o sistema contábil Brasileiro (Conselho Federal de Contabilidade/CFC e Conselhos Regionais de Contabilidade/CRCs) vem fazendo para consolidar a importância dos mecanismos de transparência na prestação de contas – tanto de governos e órgãos públicos quanto de empresas privadas, entidades sociais e mesmo pessoas físicas”, ressalta a Presidente do CRCDF, Sandra Batista.

Ela enfatiza que a Convenção também ocorre num momento em que o mercado está bastante aquecido para a atividade contábil. “Na verdade, nunca esteve tão aquecido para a nossa área como agora”, afirma, lembrando que isso se deve a uma combinação de fatores, dentre os principais:

• a internacionalização das normas contábeis (o Brasil vem se adaptando desde 2007);

• a edição de leis que estabeleceram novas responsabilidades para os Contadores (no combate à lavagem de dinheiro e na prestação de contas eleitorais, por exemplo);

• o uso disseminado de informações digitais por empresas e órgãos públicos – caso da Escrituração Digital Contábil e Fiscal (SPED, ECD e ECF) -, o que permite ao Contador integrar boa parte dos dados num mesmo trabalho e, inclusive, trabalhar on line e

• o novo Código Civil Brasileiro, que entrará em vigor em março de 2016.

“Como estar preparado para atender com qualidade os clientes nessa nova realidade, se atualizar para entender as implicações e exigências da legislação mais recente e conhecer as principais mudanças que afetam as várias especialidades da Contabilidade é o que vamos debater na X Convenção”, resume a presidente do CRCDF. “Junto com a questão da Transparência, são debates fundamentais que estamos proporcionando para o profissional contábil que quer se tornar realmente competitivo nesse mercado aquecido. Esperamos a presença e a participação ativa de todos os Contadores e Técnicos do DF nessas discussões!”.

Fóruns da Convenção

No Fórum da Auditoria, os temas de debate serão sobre o gerenciamento de risco na auditoria; a governança na prevenção à fraude; e a prevenção da lavagem de dinheiro e combate ao financiamento do terrorismo. Com os palestrantes:
1) Cláudio Peixoto
2) Dermeval Bicalho Carvalho
3) Ricardo Liáo

Já no Fórum das Empresas Contábeis, os debates se darão em torno do e-Social e seu impacto nas organizações contábeis; da divulgação contábil 2015: os mitos e desafios para as empresas de serviços do setor; e análise da Lei 12.973/2014, com o foco na distinção da contabilidade societária da contabilidade fiscal e na distribuição de Lucro. Os temas ficarão a cargo dos especialistas:
1) Ângelo Márcio Leandro da Costa
2) José Antônio de França
3) Marcelo Sanchez

No Fórum da Perícia, os temas abordados vão dos mitos e verdades da Tabela Price à escolha do perito contador, qualidade dos laudos periciais e expectativas de magistrados do DF, passando pelos pedidos de esclarecimentos de laudos periciais e seus reflexos no trabalho pericial contábil e no Judiciário. Os palestrantes são os seguintes:
1) Edilson Enedino das Chagas
2) Flávio Renato Jaquet Rostirola
3) Ivam Ricardo Peleias
4) Martinho Maurício Gomes Ornelas
5) Robson da Silva Britto

O Fórum do Setor Público, por sua vez, irá debater os temas: Entendendo os resultados Primário e Nominal; a experiência do Brasil como membro do IFAC (International Federation of Accountants – Federação Internacional de Contabilistas);e o sistema de informação de custos: a resposta da Contabilidade. As palestras serão ministradas por:
1) Leonardo Silveira do Nascimento
2) Marilson Dantas e
3) Paulo Henrique Feijó

Confira a programação completa aqui

Close Menu