Skip to main content
search
Notícias

CRCMT: Transparência nas contas públicas é destaque em Convenção de Contabilidade

Por 16/10/2015outubro 2nd, 2018Sem comentários

O Conselho Regional de Contabilidade de Mato Grosso (CRC-MT) realiza nos dias 29, 30 e 31 de outubro o maior evento da área contábil do Estado. Dois eventos serão realizados simultaneamente – a 10ª Convenção Mato-grossense de Contabilidade e o 5° Fórum de Contabilidade Pública, que vão levantar questões importantes para a profissão, repleta de desafios pelas constantes mudanças na legislação e pela necessidade cada vez maior de transparência nas contas públicas. Neste ano, a convenção traz o tema “Profissional Contábil: atualizar para evoluir com enfoque nas mudanças de legislação e aplicativos”.

O contador tem papel central no momento pelo qual passa o país. Essa é a opinião da presidente do CRC-MT, Sílvia Cavalcante, que destaca os desafios dos profissionais, especialmente os que trabalham na administração pública. “A contabilidade tem papel importante na batalha pelo uso eficiente do dinheiro público e contras as diversas modalidades de improbidade administrativa”, analisa. “O compromisso que devemos ter com a transparência no desempenho da função pública é ainda mais necessário”, reforça a presidente.

O nome mais aguardado para esta edição é o do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Benjamin Zymler, que vai falar sobre a “Lei da Ficha Limpa e o Poder/Dever dos Tribunais de Contas”. A Lei da Ficha Limpa, fruto da iniciativa da população brasileira, determina, entre outros critérios, a inelegibilidade, por oito anos, de políticos condenados em processos criminais em segunda instância, cassados ou que tenham renunciado para evitar a cassação.

Outro painel que chama a atenção pela atualidade do tema em discussão vai ser comandado pela vice-prefeita de Salvador, Célia Sacramento, e pela secretária estadual do Gabinete de Transparência e Combate à Corrupção, Adriana Vandoni. As duas vão discutir a “Transparência pública nas esferas municipal e estadual”. Já a doutora em administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Maria Valesca Damásio, vai falar sobre “Transparência e acesso às contas públicas” no 5º Fórum de Contabilidade Pública.

Durante o evento, será entregue o Prêmio Aecim Tocantins. Criado em homenagem ao primeiro presidente do CRC-MT, contador e professor Aecim Tocantins, pelos serviços prestados com dedicação à classe contábil mato-grossense, o prêmio visa incentivar a produção e divulgação de artigos que versem sobre o estudo e o desenvolvimento da Contabilidade, especialmente no Estado; além de reconhecer e prestigiar o esforço, a competência e a dedicação de quem busca valorizar a profissão e difundir a Contabilidade.

Programação

29/10/2015

15 horas – Credenciamento

19 horas – Solenidade de Abertura

20 horas – Muito além dos números: Desafios para Contabilidade (2015 – 2030) – Edgard Cornacchione

21 horas – Show com a cantora Ana Rafaela

30/10/2015 – 10ª Convenção Mato-grossense de Contabilidade

9h – Posição Estratégica da Contabilidade para o 3º Setor- Promotora D’Alva Rodrigues

10h – Antes e depois da Lei 12.973 – Silvio Takahashi

14h – Perito Contábil: Importância da Função Profissional – Paulo Cordeiro de Mello

15h30 – Painel: Transparência Pública nas Esferas Municipal e Estadual – Adriana Vandoni X Célia Sacramento

16h – SPED e a NF-e – Fernando Sampaio

17h30 –  Apresentação Cultural – Alma de Gato

18h15 – Encerramento

30/10/2015 – 5° Fórum de Contabilidade Pública

9h – Lei da Ficha Limpa e o Poder/Dever dos Tribunais de Contas – Benjamin Zymler – Ministro TCU

10h45 – Pré-avaliação das recentes reformas na Contabilidade Pública    – Prof. João Eudes

14h – A Contabilidade Pública e o procedimento de licitação – Marcos Vinícius Boaron

15h – Transparência e Acesso às Contas Públicas – Maria Valesca Damásio

16h – Apresentação cultural – Almerinda

31/10/2015

9h –  Simples Nacional: Aplicação do Regime Tributário – Prof. Arnóbio Durães

10h – Entrega do Prêmio Aecim Tocantins

10h30 – Motivacional Empreendedorismo Contábil: Atualizar para Evoluir – Fabiano Brum

11h – Encerramento

Close Menu