Destaques

CRCSP inicia “Conexão SP-Nordeste”: primeira parada do conhecimento é em São Paulo

Em 1º de junho de 2021, teve início pelo Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP) a primeira parada da Conexão SP-Nordeste, sob o lema “A Contabilidade Redefinindo o Século 21”.  O evento foi apresentado pelo vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCSP, Marcelo Roberto Monello, e a conselheira do CRCSP, Angela Zechinelli Alonso.

 

Realizado em conjunto pelo CRCSP e pelos CRCs de Alagoas (CRCAL), Bahia (CRCBA), Ceará (CRCCE), Maranhão (CRCMA), Paraíba (CRCPB), Pernambuco (CRCPE), Piauí (CRCPI), Rio Grande do Norte (CRCRN) e Sergipe (CRCSE), e apoio do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), o evento acontece nos dias 1º, 8, 15, 22 e 29 de junho, com dez painéis técnicos, apresentados por especialistas de cada região. São cinco dias de muito conhecimento, com transmissão ao vivo no canal do CRCSP no YouTube.

 

Voltada a profissionais da contabilidade com registro nos CRCs participantes, a Conexão SP-Nordeste traz painéis com temas sobre contabilidade, gestão, tecnologia, entre outros assuntos relacionados ao mundo dos negócios. As atividades são pontuadas para o Programa de Educação Profissional Continuada (PEPC) em um total de 11 pontos para toda conexão, sendo dois pontos para a atividade do dia 1º e três pontos para as atividades dos dias 8, 15 e 29 de junho.

 

Começando em São Paulo, no dia 1º de junho, os participantes são convidados a realizar uma viagem virtual com escalas nos dias 8 de junho para os Estados da Bahia, Sergipe e Alagoas; no dia 15 de junho para o Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco, e para o Ceará, Piauí e Maranhão, em 29 de junho. Haverá também uma live cultural, no dia 22 de junho, com a temática de São João e inspirada em características dos estados participantes.

1º de junho

 

São Paulo: abertura

 

A abertura do primeiro dia da Conexão SP-Nordeste foi feita pelo presidente do CRCSP, José Donizete Valentina. Muito feliz por compartilhar conhecimento com nove estados do Nordeste, Donizete parabenizou o presidente do CFC, Zulmir Breda, presente no evento, pela memorável comemoração dos 75 anos do Sistema CFC/CRCs, realizado em 27 de maio de 2021. Um vídeo resumido desse evento foi apresentado.

 

O presidente Zulmir parabenizou o CRCSP pela Conexão SP-Nordeste. “Na comemoração dos 75 anos do Sistema CFC/CRCs quem ganha o presente é a classe contábil com uma viagem virtual com muitos conhecimentos”, disse o presidente do CFC. Ele afirmou que o CRCSP incentiva atividades para todo o Brasil. “São os profissionais que ganham com essa integração e com os temas relevantes deste evento. Desejo muito sucesso para esta viagem e que os resultados sejam muitos certificados emitidos e muitos pontos de Educação Profissional Continuada”.

 

1º Bloco – Novos Talentos

 

O auditor independente e membro da Academia Paulista de Contabilidade (APC) Jorge Roberto Manoel foi o palestrante do painel de abertura do Conexão SP-Nordeste, com o tema “Nichos Inexplorados, Novos Talentos, Infraestrutura e Inovações Inimagináveis”.

 

Antes do início do painel, foi exibido um vídeo com destaques turísticos do Estado de São Paulo. O vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCSP, Marcelo Roberto Monello, revelou que nos cinco dias de evento, serão apresentados vídeos que mostram um pouco da economia de cada um dos estados participantes.

 

O primeiro painel contou com a moderação dos presidentes dos Conselhos Regionais de Contabilidade de Alagoas (CRCAL), José Vieira dos Santos, da Bahia (CRCBA), Antônio Carlos Ribeiro da Silva, e de Sergipe (CRCSE), Vanderson da Silva Mélo.

 

Jorge Roberto Manoel iniciou sua apresentação questionando o público se todos ali se consideravam “talentos do futuro”. Para o palestrante, esta é a atitude que cada um dos profissionais da contabilidade deve ter em mente, buscando assim maior relevância no mundo dos negócios.

 

“Ser um novo talento é se reinventar a cada momento e se adaptar à dinâmica dos negócios e aos desafios da profissão e da vida diária. Neste mundo tecnológico que vivemos, quantas oportunidades temos como profissionais da contabilidade e dos negócios”, declarou Manoel.

 

Para o palestrante, não apenas o domínio da tecnologia, mas a atitude de cada profissional é também um diferencial para obter sucesso na carreira: “Nós somos desafiados a todo momento, tanto no campo das hard skills, em questões técnicas e de metodologia, como no das soft skills, com nossa cultura, comportamento, profissionalismo e ética. Estes são conceitos que afetam diretamente nossa competitividade no mercado de trabalho”, revelou Manoel.

 

Em um bate-papo com os presidentes José Donizete Valentina, José Vieira dos Santos, Antônio Carlos Ribeiro da Silva e Vanderson da Silva Mélo, Jorge Roberto Manoel também abordou questões referentes à presença da tecnologia no mercado de trabalho, à relevância da atividade contábil no período pós-pandemia e sobre os desafios que os profissionais contábeis enfrentam, especialmente no início de sua carreira.

 

Ao falar sobre as inovações e seus impactos na atividade contábil, Jorge Roberto Manoel questionou o público: “O inimaginável se constrói. E vocês, profissionais da contabilidade, estão construindo o seu futuro? Os profissionais devem estar presentes na decisão de negócios, estar na primeira linha do board das organizações”, destacou Manoel.

 

Bloco 2 – Inovação

 

De maneira muito coloquial e leve, o painelista conversou com o presidente Donizete e os presidentes do CRCRN, Erivan Ferreira Borges, e CRCPB, Bruno Sitonio Fialho de Oliveira.

 

Aos presidentes, Jorge Manoel afirmou que é necessário que a profissão “saia da toca”, esteja presente na decisão dos negócios, apostando na inovação, essencial, para que o contador esteja inserido em um processo global, com visão de longo prazo, em novos cenários.

 

3º Bloco – Nichos Inexplorados e encerramento

 

O terceiro bloco da etapa paulista da Conexão SP-Nordeste teve a presença dos presidentes dos Conselhos Regionais de Pernambuco (CRCPE), Maria Dorgivânia Arraes Barbará, e do Rio Grande do Norte (CRCRN), Erivan Ferreira Borges, como moderadores.

 

O palestrante Jorge Roberto Manoel falou no terceiro bloco sobre “Nichos Inexplorados” e destacou que, na verdade, estes segmentos de atuação são pouco ou mal explorados, pois existem inúmeras oportunidades na profissão contábil.

 

Uma transação entre empresas, não procede se não tiver a visão tributária, regulamentatória, entre outras, nas quais a atuação do profissional da contabilidade é de extrema relevância. “Devemos estar integrados na relação com a alta direção, mas também com todos os stakeholders”, afirmou o painelista.

 

Governança Corporativa, consultoria de gestão e a área de sustentabilidade são alguns dos nichos que, segundo o palestrante, ainda podem ser mais bem explorados pelos profissionais da contabilidade. “Se não pensarmos a profissão em um contexto integrado, global e dinâmico, alguém tomará estes espaços da profissão de nós”, aconselhou o acadêmico da APC.

 

“Mesmo em meio aos inúmeros desafios, a profissão contábil hoje está, mais do que nunca, à frente dos negócios. Os profissionais da contabilidade estão sempre em busca de atualização e conhecimento”, ressaltou o presidente Donizete no encerramento do primeiro dia da Conexão SP-Nordeste.

 

“Como exemplo deste aprimoramento contínuo, tivemos mais de 460 mil acessos nas atividades promovidas no canal do CRCSP no YouTube desde o início da pandemia, realizadas em conjunto com os Conselhos Regionais de Contabilidade de todo o país e com as Entidades Contábeis. Estamos unidos para realizarmos cada vez mais pela profissão”, concluiu Donizete.

 

Inscrições

 

 

As inscrições para a Conexão SP-Nordeste estão abertas no portal do CRCSP.

 

Confira a programação dos dias, 8, 15, 22 e 29.

 

DIA 8 DE JUNHO

ESTADO: BAHIA

Tema: “Mapeando um Novo Cenário – Inovação e Tecnologia nos Serviços Contábeis”.

Horário: das 14h30 às 15h30.

Pontuação PEPC: 3 pontos.

Painelistas: José Carlos Alves Silveira – especialista em Gestão Municipal; Marcelo Paes Jardim – diretor-adjunto de Tecnologia e Negócios do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Estado da Bahia (Sescap-BA).

Moderadores: Antônio Carlos Ribeiro da Silva, presidente do CRCBA; Vanderson da Silva Mélo, presidente do CRCSE; Adriana Andrade Araújo, vice-presidente de Registro do CRCAL.

ESTADO: SERGIPE

Tema: “A Contabilidade no Agronegócio: Aspectos Ambientais, Sociais e de Governança”.

Horário: das 15h35 às 16h35.

Painelistas: José Walter Sá Santos – membro da Academia Sergipana de Ciências Contábeis e vice-presidente da Federação Brasileira das Associações de Peritos, Árbitros, Mediadores e Conciliadores (Febrapam); Paulo Alberto Mesquita Amada Neto – especialista em perícia e auditoria.

Moderadores: Vanderson da Silva Mélo, presidente do CRCSE; Antônio Carlos Ribeiro da Silva, presidente do CRCBA; Adriana Andrade Araújo, vice-presidente de Registro do CRCAL.

ESTADO: ALAGOAS

Tema: “Inovação e Transformação Digital para Fortalecimento da Gestão Pública”.

Horário: das 16h40 às 17h40.

Painelistas: Fabrício Marques Santos – secretário de Planejamento, Gestão e Patrimônio do Estado de Alagoas e presidente do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad); Tadeu Barros – diretor Executivo do Centro de Liderança Pública (CLP).

Moderadores: Adriana Andrade Araújo, vice-presidente de Registro do CRCAL; Antônio Carlos Ribeiro da Silva, presidente do CRCBA; Vanderson da Silva Mélo, presidente do CRCSE.

DIA 15 DE JUNHO

ESTADO: RIO GRANDE DO NORTE

Tema: “Turismo e Energia Limpa: Boas Práticas Contábeis, Investimento e Tecnologia”.

Horário: das 14h30 às 15h30.

Pontuação PEPC: 3 pontos.

Painelistas: Jaime Calado Pereira dos Santos – secretário de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Norte; Jean-Paul Prates (PT-RN) – senador pelo Rio Grande do Norte, presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Petrobras e líder da Minoria no Senado.

Moderadores: Erivan Ferreira Borges – presidente do CRCRN; Iraúna Rabelo da Rocha – vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCPB; Maria Dorgivânia Arraes Barbará – presidente do CRCPE.

ESTADO: PARAÍBA

Tema: “Nichos de Atuação do Contador com Destaque para a Construção Civil”.

Horário: das 15h35 às 16h35.

Painelistas: Anderson Hernandes – especialista em Marketing e Gestão de Empresas Contábeis; Marcos Rogério Fernandes do Nascimento – especialista em Contabilidade e Direito Tributário.

Moderadores: Iraúna Rabelo da Rocha – vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCPB; Erivan Ferreira Borges – presidente do CRCRN; Maria Dorgivânia Arraes Barbará – presidente do CRCPE.

ESTADO: PERNAMBUCO

Tema: “O Mercado da Consultoria Contábil na Recuperação de Créditos”.

Horário: das 16h40 às 17h40.

Painelista: Pedro Amarante – especialista em Contabilidade, Compliance e Direito Tributário.

Moderadores: Maria Dorgivânia Arraes Barbará – presidente do CRCPE; Erivan Ferreira Borges – presidente do CRCRN; Iraúna Rabelo da Rocha – vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCPB.

DIA 22 DE JUNHO

Live cultural de São João

DIA 29 DE JUNHO

ESTADO: CEARÁ

Tema: “Mercado Internacional e a Exportação de Serviços Contábeis”.

Horário: das 14h30 às 15h30.

Pontuação PEPC: 3 pontos.

Painelistas: Alexandre Pereira – membro da Academia Cearense de Administração (Acad) e da Academia Cearense de Turismo (ACT) e presidente do Partido Cidadania no Ceará; Solange Marinho – vice-presidente do Sescap-CE.

Moderadores: Robinson de Castro – presidente do CRCCE; Regina Cláudia Soares do Rêgo Pacheco – presidente do CRCPI; Sérgio Murilo Cruz de Oliveira – presidente do CRCMA.

ESTADO: PIAUÍ

Tema: “Contabilidade Voltada ao Cooperativismo”.

Horário: das 15h35 às 16h35.

Painelistas: Laudelino Jochem – presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR); Sílvio Aparecido Crepaldi – avaliador de cursos de graduação em Administração, Ciências Contábeis e Direito e de instituições de ensino superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep/ MEC).

Moderadores: Regina Cláudia Soares do Rêgo Pacheco – presidente do CRCPI; Robinson de Castro – presidente do CRCCE; Sérgio Murilo Cruz de Oliveira – presidente do CRCMA.

ESTADO: MARANHÃO

Tema: “O Contador e as Boas Práticas do Agronegócio Digital e Sustentável”.

Horário: das 16h40 às 17h40.

Painelistas: Fernando José Leite Oliveira – coordenador do Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC) do Maranhão; João Conrado de Amorim Carvalho – vice-presidente Técnico do CRCMA.

Moderadores: Sérgio Murilo Cruz de Oliveira – presidente do CRCMA; Robinson de Castro – presidente do CRCCE; Regina Cláudia Soares do Rêgo Pacheco – presidente do CRCPI.

 

CLOSE
CLOSE