Diálogos Contábeis: Receita Federal apresenta principais erros relacionados ao eSocial em evento do CFC

Por Lorena Molter

Comunicação CFC/Apex

“eSocial: principais erros” foi o tema da primeira edição da série “Diálogos Contábeis”, novo projeto do Conselho Federal de Contabilidade (CFC). O evento virtual foi transmitido pela plataforma Zoom e pelo canal do CFC no YouTube na tarde da última quinta-feira (8).

Para falar sobre o assunto, estiveram presentes na palestra os auditores-fiscais da Receita Federal do Brasil (RFB), Cláudio Maia e Jacian Anisio Marques da Silva, e a consultora e analista de negócios na SCI Sistema Contábeis, Jení Schulter. A moderação ficou a cargo da vice-presidente de Registro do CFC, contadora Lucélia Lecheta. Já o conselheiro do CFC e empresário contábil Glaydson Trajano foi o debatedor do encontro.

Na abertura do evento, Lecheta fez um agradecimento à RFB pelo apoio e pela parceria com o CFC no esclarecimento dos assuntos tributários brasileiros. “Gostaria de fazer um agradecimento especial à Receita Federal do Brasil, parceira sempre de primeira ordem do Conselho Federal de Contabilidade nos temas que tratam do relacionamento da classe contábil com a RFB, que tem sido bastante intenso ao longo dos anos e, especialmente, nesse momento de tantas mudanças que a gente vem enfrentando na forma de comunicação dos profissionais da contabilidade com a Receita”, pontuou.

Já Schulter afirmou que as empresas de software têm acompanhado a implantação do eSocial. A palestrante também apresentou dados e orientações ao público. “Muito feliz pelo convite e uma grande responsabilidade falar em nome das empresas de software, mas temos feito um acompanhamento, então temos bastante resultado para mostrar em relação a como foi o primeiro fechamento. Agora, estamos no meio do segundo fechamento e traremos alguns números nesse sentido”, informou.

O projeto Diálogos Contábeis tem o objetivo trazer, quinzenalmente, representantes de entidades parceiras para a discussão de assuntos que fazem parte da rotina de atuação do profissional da contabilidade.

Sobre a nova iniciativa do CFC, Maia reafirmou o engajamento da Receita no esclarecimento e no debate dos assuntos tributários com a classe contábil. “Em nome da Receita Federal, nós vamos firmar esse compromisso de estarmos sempre juntos com o CFC e também com todos aqueles que primam pelo cumprimento regular das obrigações tributárias no país porque isso auxilia tanto dos contribuintes quanto a própria administração tributária. E, no caso do CFC, é uma questão ímpar porque é o nosso principal parceiro. Ele que congrega todos os profissionais da área contábil que passam diretamente conosco as questões tributárias no nosso dia a dia”.

Para assistir à palestra, clique aqui.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.