Edições do Circuito Técnico apresentam minutas de normas que estão em audiência pública

Por Lorena Molter

Comunicação CFC/Apex

As minutas de Normas Brasileiras de Contabilidade (NBCs) que estão em audiência pública serão os temas das edições 15 e 16 do Circuito Técnico. Os normativos voltados para Micro e Pequenas Empresas (MPEs) estarão em pauta no 15º Circuito Técnico. O evento acontecerá na modalidade virtual, às 16h, na próxima quarta-feira (13). Já a minuta da Norma Brasileira de Contabilidade Profissional do Auditor Independente (NBC PA) 02 – Revisão de Qualidade do Trabalho será apresentada no 16º Circuito Técnico, também no formatado digital. A iniciativa acontece na próxima sexta-feira (15), às 16h. Os inscritos poderão acompanhar as palestras pela plataforma Zoom. Já o público em geral terá acesso ao conteúdo pelo canal do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) no YouTube.

15º Circuito Técnico – Normas para Micro e Pequenas Empresas

Os pequenos negócios constituem a maioria das empresas brasileiras, representando mais de 90% do total. Dessa forma, esses empreendimentos têm impacto significativo na economia do país.

Com o objetivo de apoiar esses negócios, o CFC manterá, até o dia 28 de outubro, duas minutas de Normas Brasileiras de Contabilidade (NBCs) voltadas para esse público em audiência pública. Uma delas é a NBC TG 1001 – Contabilidade para Pequenas Empresas. O outro documento é a NBC TG 1002 – Contabilidade para Microempresas. Ambas as minutas são fruto de trabalho de um Grupo de Trabalho (GT) do CFC.

Durante o 15º Circuito Técnico, essas minutas serão apresentadas ao público. O coordenador do GT do CFC, professor Eliseu Martins, e o membro do GT do CFC, professor Fábio Moraes da Costa, serão os palestrantes dessa edição do encontro. Já a conselheira do CFC, Angela Dantas, será a moderadora. A abertura do evento ficará a cargo da conselheira do CFC e coordenadora do projeto, Ticiane Lima dos Santos.

Serviço:

O quê? 15º Circuito Técnico

Tema: Normas para Micro e Pequenas Empresas

Quando? 13 de outubro

Horário: 16h

Para fazer a sua inscrição, clique aqui.

16º Circuito Técnico – NBC PA 02/ISQM 2

Outra norma em audiência pública é a NBC PA 02. Alinhado à norma International Standard on Quality Management – ISQM 2 – emitida pelo International Auditing and Assurance Standards Board (IAASB), o documento estará em audiência pública até o dia 25 de outubro.

A norma trata da indicação e elegibilidade do revisor de qualidade do trabalho e das responsabilidades do revisor de qualidade do trabalho relacionadas com a realização e documentação da revisão de qualidade do trabalho.

No 16º Circuito Técnico, serão abordados os tópicos mais relevantes do normativo. O assunto será exposto pela coordenadora do Comitê de Normas de Auditoria (CNA) do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon), Viviene Bauer, e pelo presidente da 5ª Seção Regional do Ibracon e membro do GT de Firmas de Auditoria de Pequeno e Médio Porte (FAPMP), Marco Fabbri. Já o conselheiro do CFC, Antônio de Pádua, fará a moderação, e a coordenadora Ticiane Lima dos Santos a abertura da palestra.

Serviço:

O quê? 16º Circuito Técnico

Tema: NBC PA 02/ISQM 2

Quando? 15 de outubro

Horário: 16h

Para fazer a sua inscrição, clique aqui.

Circuito Técnico

O Circuito Técnico é organizado e conduzido pela Câmara Técnica do CFC e tem o objetivo de levar informações ao contador sobre temas do seu dia a dia de trabalho para que consiga prestar serviços cada vez melhores para a sociedade.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.