Skip to main content
search
Notícias

Escola Cidadania disponibiliza curso sobre Compliance e Integridade

Thatyane Nardelli
Comunicação CFC

A Escola Cidadania, uma iniciativa do Observatório Social do Brasil (OBS), como contribuição para o Pacto Pelo Brasil, disponibilizou curso on-line com 11 aulas sobre tema de interesse da classe contábil: Compliance e Integridade. O objetivo das palestras, ministradas por experientes especialistas, é dar dicas e ajudar o profissional da contabilidade a entender como adequar uma empresa para fornecer produtos e serviços para multinacionais e grandes corporações.

Acesse o curso aqui.

O que é Compliance

Compliance significa estar em conformidade com leis e regulamentos externos e internos, ou seja, atender às normas dos órgãos reguladores e os regulamentos internos da empresa contratante. Além disso, existem leis anticorrupção, como a n.º 12.846/2013, que aborda a regulamentação dos programas de Compliance para que fornecedores de empresas privadas e de órgãos governamentais sejam obrigados a cumpri-los.

O que é Observatório Social (OS) e Observatório Social do Brasil (OSB)

O Observatório Social é um espaço para o exercício da cidadania, que deve ser democrático e apartidário e reunir o maior número possível de entidades representativas da sociedade civil, com o objetivo de contribuir para a eficiência da gestão pública.

Cada OS é integrado por cidadãos brasileiros que transformaram o seu direito de indignar-se em atitude, em favor da transparência e da qualidade na aplicação dos recursos públicos. São mais de 130 organizações participando da iniciativa, com a presença 3,3 mil voluntários engajados na causa da justiça social. Nos últimos cinco anos, o projeto já ajudou a economizar mais de R$3 bilhões aos cofres municipais.

Já o Observatório Social do Brasil (OSB) é a organização que congrega os Observatórios Sociais e assegura a disseminação da metodologia padronizada para atuação dos observadores, promovendo a capacitação e o suporte técnico, além de estabelecer as parcerias estaduais e nacionais.

Acesse o site do OSB e saiba mais.

Parceria CFC e OSB

Não é de hoje que o CFC anda junto com o Observatório Social do Brasil. As duas instituições já renovaram o acordo de cooperação técnica  três vezes, sendo a última em dezembro do ano passado. O acordo, que foi assinado pelo presidente voluntário do OSB, Ney da Nóbrega Ribas, e pelo presidente do CFC, Zulmir Ivânio Breda, prevê ações de monitoramento entre as entidades para maior transparência e qualidade na gestão de recursos, avaliando atos que envolvam despesas e investimentos financeiros, como suas implicações com os princípios da administração pública.

 

Close Menu