DestaquesNotícias

Por 07/10/2022outubro 14th, 2022Sem comentários

Por Lorena Molter
Comunicação CFC

A ex-presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Maria Clara Cavalcanti Bugarim, foi eleita, por unanimidade, para o cargo de primeira vice-presidente do Comitê de Integração Latino Europa-América (Cilea). A decisão aconteceu, na manhã desta quarta-feira (5), na Assembleia Geral do Cilea, ocorrida na Cidade do Panamá (América Central), durante a nona edição da Cúpula das Américas 2022. Em dezembro deste ano, a contadora passará por um momento histórico na entidade, quando será empossada primeira presidente do Comitê.

A Assembleia do Cilea contou com a participação de representantes de 22 entidades, de 19 países, localizados nas Américas Central, do Sul e do Norte e na Europa. O Brasil conta com duas entidades no Comitê, o CFC e o Instituto de Auditoria Independente do Brasil (Ibracon).

O presidente do CFC, Aécio Dantas, esteve presente no evento e destacou que o Brasil teve a satisfação de indicar Bugarim como primeira vice-presidente do Cilea e que, nesta quarta-feira, o CFC ficou feliz quando o nome dela foi referendado para o cargo. O contador completou informando as novidades programadas para o último mês do ano. “Em dezembro, Maria Clara será empossada como presidente do Cilea, mais uma conquista importantíssima para o Brasil. Com certeza, será uma gestão de muito êxito por tudo o que Maria Clara pode oferecer para a Contabilidade no âmbito mundial”, destacou.

Pioneirismo é uma palavra que combina com a nova presidente do Cilea e atual presidente da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon). Bugarim foi a primeira presidente mulher da Associação Interamericana de Contabilidade (AIC), do CFC, da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC), do Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas (CRCAL), entre outras posições de destaque na atividade classista. Atualmente, a contadora também é coordenadora Comissão Nacional de Educação Contábil do CFC, que, neste ano, realizou o grande trabalho de construir a proposta da minuta que altera a Resolução CNE/CES nº 10, de 16 de dezembro de 2004. O documento estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Ciências Contábeis, bacharelado, e guia as Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras.

Bugarim agradeceu ao presidente do CFC e a todos os integrantes do Brasil no Cilea pela confiança. A contadora também falou sobre o sentimento relacionado à nomeação e sobre as suas expectativas. “Quero falar da minha emoção e, acima de tudo, da grande responsabilidade, que é participar do Cilea e dar continuidade ao trabalho que vem sendo desenvolvido”. E completou: “É este o nosso compromisso: trabalhar, trabalhar e trabalhar. Lembrando que a Contabilidade é a linguagem internacional dos negócios”, afirmou.

O ex-presidente do CFC e atual coordenador de Operações do Comitê de Pronunciamentos de Sustentabilidade (CBPS), Zulmir Breda, o vice-presidente de Desenvolvimento Operacional do CFC, Joaquim de Alencar Bezerra Filho, a diretora executiva da autarquia, Elys Tevania, e o presidente do Conselho de Administração do Ibracon, Francisco Sant’Anna, também estiveram presentes no encontro.