FACPC realizará XVI Seminário Internacional CPC Normas Contábeis Internacionais em 21 de outubro de 2019

Por Assessoria de Imprensa da FACPC
Fundação de Apoio ao Comitê de Pronunciamentos Contábeis

A Fundação de Apoio ao Comitê de Pronunciamentos Contábeis (FACPC) realizará, em 21 de outubro de 2019, das 8 horas às 18 horas, o XVI Seminário Internacional CPC Normas Contábeis Internacionais, no AMCHAM Business Center, em São Paulo (SP).

O Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) é formado por: Associação Brasileira das Companhias Abertas (ABRASCA); Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais (APIMEC) Nacional; (B3)Brasil, Bolsa, Balcão; Conselho Federal de Contabilidade (CFC); Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (FIPECAFI) e o Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (IBRACON).

O Comitê de Pronunciamentos Contábeis foi criado com o objetivo de estudar, preparar e emitir Pronunciamentos Técnicos sobre procedimentos de Contabilidade e divulgar informações para permitir a emissão de normas pelas entidades reguladoras brasileiras, objetivando centralizar e uniformizar o processo de produção, levando sempre em conta a convergência da Contabilidade Brasileira aos padrões internacionais.

O programa do XVI Seminário Internacional CPC Normas Contábeis Internacionais tem o objetivo de proporcionar uma visão prática do atual estágio de adoção das normas internacionais de relatórios financeiros (“IFRS – International Financial Reporting Standards”) no Brasil, das mudanças mais relevantes que estão em andamento e seus possíveis reflexos.

A coordenação do evento está a cargo de: Edison Arisa, Eduardo Flores, Prof. Eliseu Martins, Guillermo Braunbeck, Haroldo R. Levy Neto, Prof. Nelson Carvalho e Verônica de Souto Maior.

Patrocinadores:
Master: B3 (Brasil, Bolsa, Balcão) e Itaú
Pleno: FBC e Luz Publicidade.

Apoio Institucional:
ABEL / ABRACICON / ABRAPP / ABVCAP / AMEC / ANBIMA / ANCEP / ANCORD / ANEFAC / APIMEC-SP / CODIM / CRA-SP / CRC-SP / FEA-RP/USP / FECONTESP / FGV-Instituto de Finanças / IBEF-SP/ IBGC / IBRI / SESCON-SP / SINDCONT-Rio / SINDCONT-SP.

Apoio de Divulgação: Acionista.com.br e Revista RI.

XVI Seminário Internacional CPC – Normas Contábeis Internacionais
Data: 21/10/2019 – segunda-feira
Horário: 8 horas às 18 horas
Local: AMCHAM Business Center
Rua da Paz, 1431 – Chácara Santo Antônio – São Paulo – SP

Mais Informações: www.eventos.facpc.org.br

08:00 – Credenciamento

08:30 – Início
Haroldo Levy Neto, Coordenador Geral do XVI Seminário Internacional CPC

08:40 – Abertura
– Alfried Plöger, Coordenador de Relações Institucionais do CPC
– Maria Helena Santana, Trustee da IFRS Foundation
– Marcelo Barbosa, Presidente da CVM

09:20 – 1º Painel: Disclosure Initiative
– Palestrante: Guillermo Braunbeck, Vice-Coordenador Técnico do CPC e Diretor Financeiro da FACPC
– Palestrante: Marcelo Simões Pato, Diretor de Contabilidade do Grupo Pão de Açúcar
– Debatedor: a confirmar
Moderador: Ariovaldo dos Santos, Membro do CPC e Professor Titular da FEA/USP

10:20 – Debates

10:50 – Coffee Break

11:20 – 2º Painel: Macro hedge, Nova Estrutura Conceitual e Contabilidade 4.0.
– Palestrante – Macro-hedge: a confirmar
Palestrante – Nova Estrutura Conceitual: Natan Szuster, Professor da UFRJ
– Palestrante – Contabilidade 4.0: impactos no processo contábil: Rodrigo Araújo, Gerente Executivo de Contabilidade e Tributário da Petrobras
Moderador: Carl Douglas, Member da IFRIC/IFRS Foundation