Destaques

Funcionários do CRCAL recebem treinamento do CFC sobre Portal da Transparência, e-SIC e Ouvidoria

Objetivo é ampliar o conhecimento para aprimorar os serviços

Por Hannah Copertino

Comunicação CRCAL

Os funcionários do Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas (CRCAL) receberam o “Treinamento Prático sobre o Portal da Transparência, e-SIC e Gestão e Prática em Ouvidoria”, conduzido pela Superintendente de Ouvidoria do CFC, Fabrícia Gonçalves de Andrade, no auditório do Conselho, em Maceió, nesta quarta e quinta-feira (27 e 28/08).

Lançado pelo Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União em 2004, o Portal da Transparência do Governo Federal é um site de acesso livre, no qual o cidadão pode encontrar informações sobre como o dinheiro público é utilizado, além de outros assuntos relacionados à gestão pública no Brasil.

Já o Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão (e-SIC) permite que qualquer pessoa, física ou jurídica, encaminhe pedidos de acesso à informação, acompanhe o prazo e receba a resposta da solicitação realizada para órgãos e entidades do Executivo Federal.  O cidadão ainda pode entrar com recursos e apresentar reclamações sem burocracia.

A Ouvidoria é um espaço aberto ao cidadão para que ele registre denúncias, sugestões, reclamações e elogios ao órgão. Todas essas ferramentas, Portal da Transparência, e-SIC e Ouvidoria, estão disponíveis no site do CRCAL. Ao receber a manifestação do cidadão, a equipe do Conselho irá analisar e dar o encaminhamento necessário.

“Estamos na Era da Transparência e Acesso à Informação. Todas essas ferramentas fazem uma ponte muito importante entre as instituições e a sociedade. Como o Sistema CFC/CRCs está sempre buscando melhorar a prestação de seus serviços à sociedade e ouvir as demandas da população, esse treinamento é fundamental para continuarmos atingindo nossos objetivos”, observou o Presidente do CRCAL, Paulo Braga.