Fundação IFRS anuncia a nomeação de professor e membro do CPC ao ‘Advisory Council’

Por Maristela Girotto
Comunicação CFC

A Fundação IFRS, organização responsável pela supervisão e governança do International Accounting Standards Board (Iasb), confirmou, esta semana, a nomeação do contador brasileiro Eduardo Flores para o Conselho Consultivo do International Financial Reporting Standards (IFRS). Além de Flores, foram nomeados outros representantes de organizações internacionais para o Conselho Consultivo do IFRS.

Professor do Departamento de Contabilidade e Atuária da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP), Flores é, atualmente, o representante da Confederação Nacional da Indústria (CNI) no Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) – organismo que faz a convergência das normas IFRS para a realidade brasileira.

“O papel do Conselho Consultivo da Fundação IFRS consiste em prover aconselhamento e suporte estratégico para o board e para os trustees da IFRS Foundation em sua agenda de projetos de trabalho, bem como orientar acerca da aplicação e implementação de normas específicas”, explica o professor. Para Flores, a interpelação do CPC com essa posição é muito positiva à medida que aspectos contábeis específicos importantes para o comitê brasileiro poderão ser levados, com ainda mais presteza, para o Iasb. Ele lembra que o Brasil já possui importantes representantes em diferentes posições do organismo emissor das normas IFRS.

Satisfeito com a nova oportunidade de aprendizado e compartilhamento de conhecimento no Conselho Consultivo do IFRS, o professor entende que será muito importante, durante esse período, ouvir associações empresariais, grupos de investidores e analistas, a fim de que possa apresentar um posicionamento plural dos usuários e preparadores de relatórios contábeis no Brasil.

Todas as nomeações ao Conselho Consultivo do IFRS entrarão em vigor em 1º de janeiro de 2021 e terão um período de três anos.

Para conhecer mais sobre as nomeações de membros ao Conselho Consultivo do IFRS, acesse a notícia do Iasb: IFRS Foundation Trustees announce appointments to the IFRS Advisory Council from 2021