Fundação IFRS avalia possibilidade de criar o Conselho de Padrões de Sustentabilidade

Por Amanda Oliveira, com informações da Ifac

Comunicação CFC

No dia 1° de fevereiro, curadores da Fundação IFRS – organização responsável pela direção estratégica, supervisão e governança do International Accounting Standards Board (Iasb) – se reuniram para analisar o feedback da audiência pública sobre relatórios de sustentabilidade. A finalidade da consulta, que foi aberta em outubro do ano passado, é avaliar a demanda global por padrões de sustentabilidade.

No total, mais de 500 cartas de comentários foram enviadas por organizações e indivíduos de todo o mundo. O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) enviou um documento à Fundação no final de 2020. As sugestões recebidas indicam a necessidade de melhorar a consistência global e comparabilidade nos relatórios de sustentabilidade, bem como o reconhecimento de que medidas urgentes precisam ser tomadas e a ampla demanda para que a Fundação IFRS desempenhe um papel nisso.

Os curadores anunciaram que vão realizar uma análise detalhada antes de considerar a criação de um novo Conselho de Padrões de Sustentabilidade (new SSB, em inglês) e que as próximas fases do trabalho serão supervisionadas por um comitê gestor. Além disso, alertaram para a necessidade urgente de entregar padrões globais, principalmente no que se refere ao clima.

Na terça-feira (2), a Federação Internacional de Contadores (Ifac, na sigla em inglês) publicou uma nota de apoio ao anúncio. “A Ifac incentiva nossos membros e partes interessadas a permanecerem focados nessa importante iniciativa, a continuar a se envolver em discussões e consultas que promovam um maior alinhamento e harmonia, e a oferecer sua experiência para estabelecermos um novo Conselho de Padrões de Sustentabilidade e uma solução global para o atual ecossistema fragmentado de relatórios”, afirmou o CEO da Ifac, Kevin Dancey.

O próximo encontro do grupo será nos dias 2, 3 e 4 de março. A previsão é que eles entreguem uma proposta definitiva com o cronograma até o final de setembro de 2021, culminando no anúncio da criação de um Conselho de Padrões de Sustentabilidade na reunião da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP26) em novembro.

O CFC enviou uma carta de contribuição em que apoia o projeto e, nas palavras do vice-presidente Técnico Idésio Coelho, afirma que: “reconhecemos a relevância do tema e estamos monitorando o progresso das atividades no âmbito da IFRS Foundation”. Clique aqui para acessar o documento.