Skip to main content
search
Destaques

Gestão 2020-2021 é apresentada aos conselheiros, integrantes das comissões e funcionários do CRCAL

Participantes puderam conhecer a estrutura e metas da nova equipe

Por Hannah Copertino

Comunicação CRCAL

O presidente do CRCAL, contador José Vieira dos Santos, eleito por unanimidade no plenário, no dia 02/01/2020, para gestão do exercício 2020-2021, conduziu a apresentação dos objetivos propostos pelas câmaras e comissões do Conselho para este ano, durante o evento realizado na sexta-feira (10/01), no hotel Jatiúca, em Maceió.

Na abertura solene, estiveram na mesa de honra, além do Presidente do CRCAL, a Controladora-Geral do Estado e Presidente da Associação Interamericana de Contabilidade (AIC), Dra. Maria Clara Cavalcante Bugarim; o Conselheiro do Conselho Federal de Contabilidade e Presidente do Sescap-AL, Carlos Henrique do Nascimento; a Vice-Presidente de Registro do CRCAL, Adriana Andrade Araújo; a Vice-Presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCAL, Maria José Sobral Tomaz; o Vice-Presidente de Controle Interno do CRCAL, Radjalma Lucena Amorim Junior; o Vice-Presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do CRCAL, Antonio Ricardo Guedes Lins; o palestrante Rodrigo Bittencourt Miranda; e a palestrante Amanda Vieira Dantas.

Em seu discurso, José Vieira dos Santos, presidente do CRCAL, agradeceu a presença e colaboração de todos e afirmou que é uma honra participar deste novo capítulo da história da contabilidade em Alagoas. O contador também reforçou os principais objetivos de sua gestão, que são a ampliar a Educação Profissional Continuada, firmar e renovar parcerias, fortalecer as prerrogativas da profissão, defender a ética e fomentar o controle social.

“Prezaremos por uma gestão participativa, atuante e inovadora, na qual possamos compartilhar ideias, discutir objetivos, idealizar e renovar incessantemente o que for necessário para alcançar o destaque e sucesso da nossa profissão. Com a participação de todos, construiremos uma história sólida, harmoniosa e vitoriosa, pontuou o presidente do CRCAL.

Logo após o seu discurso, foi a vez da fala da Dra. Maria Clara Cavalcante Bugarim. Ela parabenizou o presidente do CRCAL por seu discurso e falou que é um momento histórico vivido na classe contábil alagoana, no qual é preciso reforçar o elo e criar confiança em todos. Maria Clara fez questão também de agradecer e parabenizar a gestão anterior.

“Primeiro, por questão de justiça, o meu dever é parabenizar a gestão que encerrou, a todos que participaram, na pessoa do presidente Paulo Braga, que realizou um trabalho sério, competente, de organização do CRCAL. A cada mês, somos cobrados em Brasília pela performance dos regionais e ficamos tranquilos em observar a seriedade como o conselho foi conduzido, uma gestão extremamente exitosa”, disse.

Ela falou ainda sobre a grande expectativa em torno da nova gestão e do sentimento de renovação. “No discurso do presidente Vieira, se falou em inovação, motivação, integridade, as palavras-chave dessa gestão. Temos que ser protagonistas da nossa história. Eu acho que essa gestão vai nos orgulhar ainda mais. Alagoas está pronta para fazer uma gestão transformadora. O presidente convocou um exército de conselheiros e colaboradores diferenciados, pessoas que têm potencial de efetivar essa transformação”, pontuou.

Em seguida, finalizando os discursos da solenidade de abertura do evento, o Conselheiro do CFC, Carlos Henrique do Nascimento agradeceu aos conselheiros antigos, parabenizou a gestão anterior e deu as boas-vindas aos novatos. “O Vieira está de parabéns, corroboro com as palavras da Clara quando ela diz que ele conseguiu reunir esse exército do bem para trabalhar em prol da categoria. Fico extremamente feliz em saber que vocês estão abraçando a causa, isso é um sacerdócio, vamos dar o melhor para que a gente possa engrandecer cada vez mais a nossa classe contábil”, disse.

Desfeita a mesa de honra, o assessor especial de Ética e Compliance da Sefaz/AL, Rodrigo Bittencourt, ministrou a palestra “Desafios para uma Cultura de Integridade”, que destacou a importância de os profissionais agirem com conduta correta em suas atividades e atuarem contra a corrupção. Finalizando as atividades do período da manhã, a vice-presidente de Registro do CRCAL, Adriana Andrade Araújo, falou sobre o Sistema CFC/CRCs, abordando assuntos como as leis que regem o Sistema, organograma, conduta de seus integrantes, entre outros assuntos.

Depois do intervalo para o almoço, os vice-presidentes do CRCAL apresentaram suas respectivas câmaras, áreas de atuação e objetivos nesta nova gestão. Os VP Adriana Andrade Araújo, Radjalma Amorim, Maria José Sobral e Antonio Ricardo, falaram sobre seus trabalhos no Conselho.  Logo após, a diretora executiva do CRCAL, Selma Araújo, apresentou os funcionários do conselho e explicou sobre suas funções, colocando a equipe à disposição dos conselheiros e membros das comissões.

Em seguida, os coordenadores das comissões fizeram suas observações sobre seus grupos de trabalho. Apresentaram-se os contadores Antonio Lamenha, coordenador da Comissão de Membros Representantes da Classe Contábil junto à Secretaria de Estado da Fazenda; Jandira Eugênio, coordenadora da Comissão Estadual da Mulher Contabilista; Lisângela Rubik, coordenadora da Comissão de Estudos da Contabilidade Pública; Marcelo Quirino, coordenador da Comissão Política, Legislativa e Institucional; José Carlos de Melo, coordenador do Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC); Tatiana de Miranda, coordenadora da Comissão de Desenvolvimento Profissional; Lucineide Santos, coordenadora da Comissão das Jovens Lideranças Contábeis de Alagoas; Santino Pereira, coordenador da Comissão de Prerrogativa Institucional; e Anderson Barros, coordenador da Comissão de Estudos Técnicos e Científicos.

Por fim, a jornalista Amanda Dantas proferiu a palestra “Como o Comportamento Pode Influenciar Sua Carreira”, dando dicas de marketing pessoal e profissional ao corpo do CRCAL para que suas atitudes estejam de acordo com as funções as quais desempenham no Conselho, representando de forma coerente a instituição.

“Foi um dia muito produtivo, de oportunidade para que todos possam conhecer o Sistema CFC/CRCs e de integração entre a equipe. Seguiremos assim, alinhados, e não mediremos esforços para capacitar, unir, motivar e mobilizar o nosso corpo de conselheiros, membros de comissões e funcionários do CRCAL para que, juntos, alcancemos os nossos objetivos em prol da profissão contábil no nosso estado”, concluiu o presidente do CRCAL, José Vieira dos Santos.

Presidente do CRCAL, José Vieira dos Santos. Foto: Erick Siqueira.

 

Presidente do CRCAL, José Vieira dos Santos, e presidente da AIC e controladora-geral do estado de Alagoas, Dra. Maria Clara Cavalcante Bugarim. Foto: Erick Siqueira.

Discurso do presidente José Vieira dos Santos. Foto: Erick Siqueira.

Dra. Maria Clara Cavalcante Bugarim, presidente da AIC e controladora-geral do estado de Alagoas; Carlos Henrique do Nascimento, conselheiro do CFC; e Selma Araújo, diretora executiva do CRCAL. Foto: Erick Siqueira.

 

 

Conselheiros, membros das comissões e funcionários do CRCAL participaram do evento. Foto: Erick Siqueira.

 

Close Menu