Gestores do CRCPI e Sefaz reafirmam parceria e discutem melhorias para a classe contábil

Por 09/08/2014outubro 2nd, 2018Sem comentários

O Presidente do CRCPI, Elias Caddah, e a vice-presidente de Desenvolvimento Profissional, Francyslene Magalhães, reuniram-se na manhã desta terça com o Secretário de Fazenda Mário Lacerda. Também participaram da audiência o Chefe de Gabinete da Sefaz, Philippe Salha, e o Superintendente da Receita Estadual, Antônio Luiz Santos.

Na reunião foram reforçadas as parcerias existentes entre as duas instituições e discutidas demandas de interesse da sociedade e dos profissionais da contabilidade.

Os gestores discutiram a cobrança na autenticação de livros e a multa que atualmente é cobrada pela Sefaz caso o processo de registro de Inscrição Estadual não seja protocolado com prazo inferior a 15 dias da data do registro da empresa na Junta Comercial. O resultado foi positivo e, de acordo com o Secretário de Fazenda, providências serão tomadas no período máximo de 2 meses.

Ainda durante a audiência, foram levantados os problemas enfrentados na prestação de serviços na Junta Comercial do Estado do Piauí. Mário Lacerda destacou que, desde que assumiu a pasta, foi informado das reiteradas provocações feitas pelo Conselho Regional de Contabilidade.

Durante a reunião, o secretário apresentou ao presidente algumas medidas que visam dirimir o atraso no andamento de processos e a falta de equipamentos modernos para agilizar o atendimento no órgão. “Chegou ao nosso conhecimento as reclamações feitas pela categoria no que tange aos serviços prestados pela Junta Comercial. Sabemos também que essas demandas possuem o apoio e chancela do CRC. Entretanto estamos com projetos para o órgão e em processo de aquisição de softwares modernos com o intuito de agilizar os procedimentos e serviços na Jucepi”, disse o secretário.

Após a reunião com o secretário de Fazenda, o presidente do CRCPI encontrou com o presidente da Junta Comercial do Estado do Piauí, José Eduardo Pereira.

Na oportunidade foram novamente reiteradas as solicitações que têm sido feitas constantemente. Segundo Elias Caddah, há cerca de 3 anos o Regional tem cobrado melhorias na Jucepi, principalmente nos setores do atendimento ao público e liberação/andamento de processos e ainda no arquivamento efetivo dos atos das empresas registradas.

De acordo com José Eduardo, foi retomada a digitalização dos processos na Junta e o Estado está em processo de aquisição de software semelhante ao que é utilizado na Junta Comercial de Minas Gerais, com a finalidade de agilizar os trâmites e diminuir a burocracia na abertura de empresas e processos.

Assessoria de Imprensa do CRCPI