GLENIF apresenta balanço de atividades anuais em plenário do CFC

Por Lorena Molter

Comunicação CFC/Apex

O diretor do Grupo Latino-Americano de Emissores de Normas de Informação Financeira (Glenif, sigla em espanhol), o contador brasileiro e representante do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) na entidade, José Luiz Ribeiro de Carvalho, apresentou o balanço das atividades realizadas pelo grupo, no período de outubro de 2019 a novembro de 2020. A exposição aconteceu, nessa quinta-feira (17), em plenário do CFC.

Na ocasião, foram indicados os objetivos alcançados em 2020 e todo o trabalho desenvolvido pelo Glenif durante o ano. O grupo, que completará uma década em 2021, promoveu, entre outras atividades, 34 reuniões virtuais durante o período de outubro de 2019 a novembro de 2020. Entre as iniciativas realizadas este ano, foram destacadas as ações voltadas para a convergência das normas contábeis aos padrões internacionais. “A participação nos Grupos Técnicos de Trabalho que estudam as novas disposições do Iasb [International Accounting Standards Board] tem sido muito intensa e frutífera. Além disso, esse esforço nos permitiu continuar com o objetivo fundamental de que as normas locais, que em alguns países devem ser desenvolvidas no cuidado dos requisitos regulatórios, atinjam o objetivo de convergência que permite aos usuários tomar decisões baseadas em demonstrações financeiras com informações de alta qualidade”, ressaltava o relatório apresentado.

Atualmente com 91 grupos de trabalho, o Glenif atua em parceria com o Iasb com a finalidade de transmitir a opinião e as realidades dos países da América Latina, no que diz respeito a aspetos técnicos, com o objetivo de trabalhar em prol da adoção e da implementação da convergência das normas internacionais emitidas pelo Iasb. Dezesseis países fazem parte do grupo, são eles: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Guatemala, Honduras, México, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela. O CFC é a instituição que representa o Brasil dentro dessa iniciativa.