Notícias

IAASB apresenta nova Estratégia e Plano de Trabalho para responder aos desafios emergentes

Por Comunicação Ibracon 
Fonte: Comunicação IAASB/IFAC

No último dia 15, o International Auditing and Assurance Standards Board (IAASB) publicou sua nova estratégia de atuação para o período 2020-2023 e seu novo Plano de Trabalho para 2020-2021.

A estratégia, desenvolvida por meio de extensas consultas externas ao longo de dois anos, busca sustentar a confiança em relatórios financeiros e outros, através de auditorias de alta qualidade, asseguração e serviços relacionados. O IAASB também reconhece a necessidade de abordar o impacto da tecnologia, demandas relacionadas às mudanças nas necessidades de relatórios (incluindo demandas em relação aos relatórios não financeiros) e mudanças nas expectativas para a auditoria.

Principais elementos da estratégia e do plano de trabalho do IAASB

A estratégia define três objetivos estratégicos para focalizar as prioridades e os recursos do IAASB durante 2020-2023:

1. Aumentar a ênfase em questões emergentes para garantir que as Normas Internacionais do IAASB forneçam uma base para trabalhos de auditoria, asseguração e serviços relacionados de alta qualidade;
2. Inovar as formas de trabalho do IAASB para fortalecer e ampliar a agilidade e capacidade de atuação de forma tempestiva;
3. Manter e aprofundar o relacionamento com os stakeholders para alcançar normas globalmente relevantes.

Impacto da pandemia de Covid-19 na estratégia e no plano de trabalho

Embora o IAASB tenha aprovado sua estratégia antes da pandemia, os três objetivos estratégicos permanecem relevantes. O IAASB usou esses objetivos estratégicos para ajudar a priorizar sua resposta à crise. Por exemplo, o IAASB desenvolveu e continua a desenvolver orientações sobre considerações de auditoria em resposta à pandemia, assim como, está aprimorando sua interação com órgãos emissores de normas e órgãos reguladores para o tratamento do tema.

Ao mesmo tempo, o IAASB reconhece que seu Plano de Trabalho e cronogramas podem precisar se adaptar à medida que surgem novas prioridades, considerando que a pandemia e as restrições associadas afetam a capacidade de atuação de todos os envolvidos. Nas próximas semanas e meses, o IAASB considerará os possíveis impactos e consultará, conforme apropriado, o Public Interest Oversight Board (PIOB), o Grupo Consultivo do IAASB e outras partes interessadas.

Para acessar a estratégia de atuação do IAASB para o período 2020-2023 e seu novo Plano de Trabalho para 2020-2021, clique aqui.

CLOSE
CLOSE