Ibracon e CFC ratificam parceira em prol do desenvolvimento da profissão contábil

Por Rafaella Feliciano

Comunicação CFC

Uma parceria consolidada com um legado de grandes conquistas. Assim é a relação do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) com o Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon). E, frente aos novos desafios da área contábil, o CFC e o Ibracon ratificaram, na última quarta-feira (15), seus objetivos em comum pelo avanço da profissão, durante uma visita institucional do presidente do Ibracon, Valdir Coscodai, acompanhado do presidente do Conselho de Administração do Instituto, Francisco Antonio Maldonado Sant’Anna; e do superintendente-geral da entidade, Marco Aurélio Fuchida.

“Nossa relação sempre foi muito profícua, principalmente nos assuntos relacionados à auditoria externa independente. Temos muitos projetos em conjunto e estamos munidos pelo mesmo espírito de colaboração. O meu sentimento é de gratidão”, afirmou o presidente do CFC, Zulmir Breda.

Sobre as futuras ações, Breda também informou que o Conselho Federal de Contabilidade constituirá um grupo de trabalho sobre a implementação da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) nas organizações contábeis e nas firmas de auditoria e contará com a participação do Ibracon. Além disso, o presidente do CFC anunciou a realização de uma campanha publicitária sobre auditoria que será lançada, nas mídias digitais, em novembro deste ano, para ressaltar a importância dos auditores para o desenvolvimento do país.

“São mais de 20 anos caminhando juntos. Sempre fui muito bem acolhido nesta casa e, agora, é uma honra presidir o Ibracon e saber que continuaremos inovando conjuntamente as nossas agendas, buscando o aprimoramento do desenvolvimento profissional, para que sejamos uma classe cada vez mais relevante e atrativa. Estou aqui para ratificar oficialmente a nossa parceria que já se encontra tão consolidada”, reforçou o presidente do Ibracon, Valdir Coscodai.

Segundo ele, o momento é de grandes transformações na contabilidade e a auditoria também passa por desafios. “Destaco que esta gestão será marcada pela continuidade de projetos importantes, busca de modernidade para a profissão, além de fomentar iniciativas que despertem nos jovens o interesse pela carreira de auditoria. Precisamos de profissionais capacitados, dispostos à inovação e às transformações tecnológicas”, complementou.

Para o presidente do Conselho de Administração do Instituto, Francisco Antonio Maldonado Sant’Anna, e presidente do Ibracon na gestão passada, três palavras traduzem a história das duas entidades: respeito, parceria e gratidão. “Respeito que temos uns pelos os outros; parceria, pois a contribuição conjunta para o aprimoramento técnico da nossa profissão é louvável; e gratidão pelo esforço voluntário que o CFC e o Ibracon realizam na busca pelo crescimento da classe contábil. Sou muito grato por fazer parte dessa história”, enalteceu Sant’Anna.

O Vice-presidente Técnico do CFC, Idésio Coelho, também ressaltou a importante da parceria. “Tenho um compromisso de muita lealdade com estas duas casas. Enfrentamos muitos desafios e estamos sempre unidos em diversos assuntos, como, no momento, a auditoria governamental. Além disso, estamos juntos em todos os grupos técnicos internacionais, com a missão de trazer para o nosso país a interpretação e as tendências da contabilidade mundial. Tudo isso nos mostra que nossas entidades são maiores que nós mesmos e que, tudo o que é construído, sempre será expandido, pois nossas entidades têm força e comprometimento com a classe contábil”, concluiu.

Nova composição da Diretoria Nacional do Ibracon para a Gestão 2021-2023

Confira como ficou a composição da nova Diretoria Nacional para a Gestão 2021-2023:

Presidente: Valdir Renato Coscodai
Diretora Técnica: Carla Bellangero
Diretor de Administração e Finanças: Francisco de Paula dos Reis Júnior
Diretora de Desenvolvimento Profissional: Shirley Nara Santos Silva
Diretor de Comunicação: Rogerio Lopes Mota
Diretor de Firmas de Auditoria de Pequeno e Médio Portes (FAPMP): Adriano Rezende Thomé

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.