Ifac propõe a criação de um conselho internacional de normas de sustentabilidade com atuação conjunta

Por Maristela Girotto
Comunicação CFC
Com Informações da Ifac

A iniciativa já está em andamento e tem o objetivo criar um sistema global de relatórios interconectados

International Federation of Accountants (Ifac) propôs, em recente divulgação, a constituição de um novo conselho de normas de sustentabilidade, o qual teria atuação conjunta com o International Accounting Standards Board (Iasb) e estaria sob a liderança da Fundação IFRS.

De acordo com a Ifac, o organismo proposto atenderia à demanda urgente e crescente, por parte de investidores, formuladores de políticas e reguladores, por um sistema de relatórios que forneça informações consistentes, comparáveis e confiáveis, além de relevantes para a criação de valor empresarial, desenvolvimento sustentável e evolução das expectativas das partes interessadas.

“O momento para uma solução global é agora. Dado o impulso que se desenvolveu este ano – por causa do trabalho da Accountancy Europe, WEF/IBC, Comissão Europeia, Força-Tarefa da Iosco e das cinco principais iniciativas de relatórios –, temos uma oportunidade única de agir em conjunto para fazer a coisa certa em benefício do interesse público”, disse Kevin Dancey, CEO da Ifac.

Segundo o executivo, a Ifac acredita que a Fundação IFRS, com o apoio das autoridades públicas, está em uma posição ideal para liderar e coordenar essa iniciativa, e teria o total apoio da Ifac e demais entidades. “Recomendamos que o conselho proposto adote uma abordagem de ‘blocos de construção’, trabalhando e aproveitando a experiência e os requisitos de divulgação do CDP, CDSB, GRI, IIRC e SASB”, afirmou Dancey.

Para ler a matéria original, acesse o site da Ifac AQUI.

Entrevista

Em recente entrevista à Revista Brasileira de Contabilidade (RBC), Alexsandro Broedel, representante do Brasil na Fundação IFRS, afirmou que, entre os principais temas atualmente em discussão,na Fundação, estão os relatórios de sustentabilidade. “O principal assunto estratégico em discussão na Fundação IFRS refere-se à questão da incorporação dos temas de sustentabilidade, no seu sentido mais amplo, nos relatórios financeiros e qual o papel que a Fundação deve ter nesse processo. Trata-se de um tema ainda em discussão, mas creio que teremos novidades em um futuro próximo”, disse Broedel na entrevista.

Leia AQUI a entrevista de Alexsandro Broedel à RBC nº 243 (maio/junho de 2020).