Ifac realiza assembleia e empossa novo presidente, Alan Johnson

Por Maristela Girotto
Comunicação CFC

A Federação Internacional de Contadores (Ifac, na sigla em inglês) realizou, de forma virtual, nos dias 11 e 12 de novembro, a reunião anual do seu Conselho de Administração, que contou com a participação do presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Zulmir Breda, e do vice-presidente Técnico do CFC, Idésio Coelho – membro do Conselho da Ifac. O CFC e o Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon) são as duas organizações brasileiras que são membros da Federação Internacional.

Durante a reunião, o novo presidente da Ifac, o contador inglês Alan Johnson, tomou posse, substituindo o contador coreano In-Ki Joo. A Federação é a principal organização global da profissão, com 175 organizações membros e associadas em 130 países, representando cerca de três milhões de contadores.

O presidente do CFC, Zulmir Breda, avalia que Alan Johnson tem capacidade técnica e influência internacional suficientes para bem representar a classe contábil em nível global. “O novo presidente da Ifac tem mais de 30 anos de dedicação à contabilidade e já trabalhou em vários continentes. Inclusive, sua habilidade com a língua portuguesa é um fator relevante para o contato com os profissionais brasileiros”, afirma o presidente.

Para Breda, também é importante destacar a gestão realizada por In-Ki Joo (2019/2020): “O grande desafio de ser gestor, durante a atual pandemia, foi muito bem administrado por In-Ki Joo, fazendo com que a Ifac se mantivesse relevante quanto ao seu papel de apoiar as organizações profissionais de contabilidade no mundo”.

O vice-presidente Técnico do CFC, Idésio Coelho, destaca que Alan Johnson será um grande presidente porque tem visão global da profissão e conhece as complexidades e dificuldades das organizações de contabilidade (PAOs, na sigla em inglês), notadamente aquelas situadas em regiões da América Latina e África.

Membro do Conselho de Administração da Federação, Coelho ressalta que o atual presidente da Ifac já trabalhou no Brasil e tem habilidade para se comunicar em português, o que vai ajudar bastante na relação da Ifac com o nosso país e com os demais de língua portuguesa. “Como vice-presidente da Ifac, nos últimos dois anos, Alan Johnson já demonstrou que tem competência e conhecimento da profissão em nível global. Chegar à Presidência da Federação Internacional de Contadores é a coroação de uma carreira bem-sucedida ao longo do tempo”, disse o vice-presidente Técnico.

Para conhecer mais sobre Alan Johnson, clique AQUI.

Prêmio Ifac de Liderança Global

A contadora Ana Maria Elorrieta, ex-presidente do Ibracon e colaboradora técnica do CFC em várias ocasiões, foi agraciada, durante a assembleia do Conselho da Federação Internacional de Contadores, com o Prêmio Ifac de Liderança Global 2020, em reconhecimento ao seu “serviço incansável e dedicação à profissão contábil”. Elorrieta é a primeira profissional da América Latina a ganhar o Prêmio em seus 23 anos de existência.

Em seu discurso na entrega do Prêmio, o ex-presidente da Ifac, In-Ki Joo, afirmou estar honrado em dedicar o Prêmio de Liderança Global para Ana Maria Elorrieta, “uma voz dedicada e poderosa para a profissão de contabilidade em todo o mundo”. Ainda segundo ele, “Ana Maria trabalhou incansavelmente ao longo de sua carreira para representar os interesses do Brasil e da América Latina e contribuiu com a profissão, globalmente, por meio de seu compromisso com a adoção generalizada dos padrões internacionais.”

Para saber mais sobre o Prêmio entregue a Ana Maria Elorrieta, acesse a matéria da Ifac: https://www.ifac.org/news-events/2020-11/ms-ana-maria-elorrieta-argentina-recognized-ifac-global-leadership-award