Iniciativa cria prêmio em homenagem a Maria Clara Bugarim

Por Amanda Oliveira/ Comunicação CFC

O Prêmio Produção Intelectual Contadora Maria Clara Cavalcante Bugarim foi lançado, na última quinta-feira (6/05), pela Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC), e será promovido anualmente para estimular a produção científica em programas de pós-graduação stricto sensu no Brasil. O anúncio do lançamento foi realizado no canal da FBC no YouTube.

Durante a cerimônia, a presidente da Associação Interamericana de Contabilidade (AIC) e da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (ABRACICON), Maria Clara Cavalcante Bugarim, se emocionou e estendeu a homenagem às pessoas que fizeram parte de sua trajetória pessoal e profissional.

“De nada adianta alguém trabalhar para si próprio. Aquele que planta, não somente para si, mas para seus amigos de caminhada, certamente, poderá dividir todos os frutos dessa semeadura. Dessa forma, agradeço ao carinho da minha mãe, dona Irene, e de meu pai que sempre me inspirou e foi o primeiro a despertar o amor que tenho pela profissão, por meio de seu exercício profissional ético. [O prêmio] é uma dádiva que ficará eternamente marcada em meu acervo pessoal”, afirmou.

O presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Zulmir Breda, também esteve presente no anúncio. Para ele, a escolha da contadora para dar nome ao prêmio tem diversos motivos.“Desde tenra idade, Maria Clara ocupou posições de comando. Na esfera acadêmica, como docente e dirigente, sua atuação é exemplar e, por esse motivo, foi laureada em vários momentos. Sempre será reconhecida pela competência, por trazer inovação, garantir melhorias e se manter na busca pelo desenvolvimento da profissão contábil”.

A primeira edição do prêmio abre inscrições para professores, pesquisadores e estudantes a partir do dia 15 de julho. Para participar, os interessados devem submeter os trabalhos na forma de artigo desde que se enquadre nas seguintes áreas temáticas: Contabilidade e Desenvolvimento Sustentável das Organizações; Educação Contábil e Cidadania; Informação Contábil e Democracia; ou Inovação na Evolução da Contabilidade.

Inscrições: de 15 de julho a 30 de agosto
Avaliação: 1º de setembro a 20 de setembro de 2021
Divulgação da lista de classificados: 25 de setembro de 2021
A premiação acontecerá, em outubro (data a definir), durante a Reunião das Academias de Ciências Contábeis na Conferência Interamericana de Contabilidade (CIC), que será realizada em Porto Alegre (RS).
Acesse mais informações sobre o “Prêmio Maria Clara Bugarim” clicando aqui.

Currículo
Maria Clara Bugarim é considerada uma referência para a classe contábil. Conhecida por sua determinação e por quebrar paradigmas, desde muito cedo vem ocupando posições de destaque nas áreas governamental, acadêmica e das entidades de classe, assumindo com brilhantismo cargos até então nunca ocupados por mulheres.

A alagoana possui dois doutorados: um em Engenharia e Gestão do Conhecimento, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); e outro em Contabilidade, pela Universidade de Aveiro, em parceria com a Universidade do Minho, em Portugal. É graduada em Ciências Contábeis e Administração, pelo Centro de Estudos Superiores de Maceió; e Direito, pela Universidade de Fortaleza.

Sua vida profissional é marcada pela atuação nas entidades de classe e luta pelos direitos e garantias da classe contábil. Por duas gestões, Maria Clara presidiu o Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas (1998 a 2001), a Fundação Brasileira de Contabilidade (2002 a 2005) e o Conselho Federal de Contabilidade (2006 a 2009).