Inscrições abertas para Seminário sobre Contabilidade Aplicada às Entidades Desportivas

Por Maristela Girotto
Comunicação CFC

O Seminário sobre Contabilidade Aplicada às Entidades Desportivas, promovido pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), com apoio da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), será realizado no dia 18 de novembro, na sede da CBF, no Rio de Janeiro. As inscrições são gratuitas e estão abertas aos profissionais da contabilidade. Clique AQUI para se inscrever.

O evento tem a finalidade de fornecer orientações técnicas, com base na norma Interpretação Técnica Geral (ITG) 2003(R1), aos profissionais que trabalham na produção dos relatórios e demonstrações contábeis das entidades desportivas.

“Queremos reforçar o papel da contabilidade como um instrumento social de transparência e de boas práticas de gestão, especialmente, dos clubes de futebol”, afirma o vice-presidente Técnico do CFC, Idésio Coelho.

Durante a programação do Seminário, serão detalhados temas que constam da minuta da Orientação Técnica Geral (OTG) 2003, elaborada pelo Grupo de Estudos (GE) de Entidades Desportivas. Baseada na ITG 2003(R1), a OTG foi criada para auxiliar na preparação das demonstrações contábeis das entidades desportivas em 2019.

A minuta da OTG 2003 estará disponível para consulta e sugestões, no site do CFC (clique AQUI) até o próximo dia 18 de novembro.

Programação

A abertura do Seminário está prevista para as 9h30 e vai contar com representantes do CFC e da CBF.

As apresentações sobre a OTG que estão previstas na programação do Seminário são: “Contratos de cessão onerosa de direitos de transmissão e de exibição de espetáculos desportivos, exemplos de divulgação”; “Receitas de bilheteria, venda de atletas e demais aspectos aplicados do CPC 47, exemplos de divulgação”; “Intangível Atletas – Aspectos gerais e custo de formação e exemplos de divulgação”; e “Intangível Atletas – Amortização e teste de recuperabilidade (Impairment) e exemplos de divulgação”.

Ainda, estão programadas palestras sobre “Evolução das normas contábeis aplicadas às Entidades Desportivas”; “Principais problemas identificados no Projeto de Licenciamento da CBF”; e “Exemplo de demonstrações contábeis e evidenciações (Notas explicativas e demais evidenciações)”.

A programação será encerrada com o workshop Governança Corporativa e a Profissionalização dos Clubes de Futebol, avanços do Projeto de Lei Clube Empresa e Outros.

Grupo de Estudos

A minuta da OTG 2003 foi elaborada por um Grupo de Estudos (GE), instituído pelo CFC, com a finalidade, ainda, de revisar a ITG 2003, considerando aspectos como o processo de convergência aos padrões contábeis internacionais, o aumento da demanda da sociedade por transparência, a importância das entidades desportivas para a sociedade e para o mercado brasileiro e a tendência de modernização na administração de clubes, em nível mundial, inclusive com entidades listadas em bolsa de valores.

Os membros do GE são Glaydson Trajano Farias (coordenador), Roberto Aurélio Merlo (coordenador operacional), Carlos Aragaki, Luiz Cláudio Fontes, Paulo Alexandre Amorim de Freitas, Juarez Domingues Carneiro, Luiz Gonçalves de Oliveira Júnior, Marco Antonio Menezes de Cerutti e Daniel de Carvalho Simões. Eventualmente, também participam das reuniões, como convidados, Benny Kessel, Alexandre Rangel Dantas, Francisco Eduardo Clemente Pinto Filho e o representante da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ênio Gualberto Júnior.